(Foto: Divulgação/Prefeitura)
(Foto: Divulgação/Prefeitura)

Venâncio Aires comemora uma notícia histórica para a sua economia. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a Capital do Chimarrão registrou um crescimento de 12,2% no índice provisório de retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 2026. É o maior avanço entre todas as cidades dos Vales do Taquari e Rio Pardo e o nono maior crescimento do Rio Grande do Sul. O feito significa 30% de variação no Valor Adicionado Fiscal (VAF) ano base 2023/2024 e mais dinheiro para investimentos municipais em 2026 nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento.

Com o resultado divulgado, Venâncio Aires consolida-se como o município que mais cresceu entre as 30 maiores economias do Rio Grande do Sul, subindo quatro posições no ranking estadual: de 27ª para 23ª economia gaúcha. O aumento expressivo no índice reflete o bom momento do setor do tabaco, mas especialmente o dinamismo da economia local, que tem se destacado pela diversificação, fortalecimento do setor agroindustrial e crescimento no setor de serviços e comércio.

Além disso, mostra que o município segue no caminho certo ao valorizar políticas públicas de diversificação, incentivo e parcerias estratégicas com a iniciativa privada. “Venâncio Aires mostra, mais uma vez, que é protagonista no desenvolvimento da região e exemplo de gestão e crescimento sustentável. O resultado é consequência de uma série de fatores, desde uma equipe técnica fazendária preparada para o acompanhamento mensal do desempenho das nossas empresas, aliado ao bom momento que vive o município e seus empreendedores”, avaliou o prefeito Jarbas da Rosa.

Secretária Municipal da Fazenda, Fabiana Keller é cautelosa ao comemorar os avanços, já que o Estado do Rio Grande do Sul só cresceu 3% no ano e este número afeta o bolo a ser repartido entre os municípios. “Com certeza Venâncio tem muito a comemorar, mas precisa olhar a economia de forma global dimensionando possíveis intercorrências. O Estado, que se esperava uma queda até maior, teve uma pequena queda e isso impacta no retorno. Ainda assim, mantendo-se a previsão de índice anunciada, Venâncio Aires deve ter um acréscimo de R$ 13 milhões na arrecadação para 2026, conforme já previsto no planejamento orçamentário do município” revela a secretária. O índice definitivo de participação do município na divisão do ICMS para 2026 deve ser publicado pelo Estado até o mês de novembro.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires)