Jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), o Inter perdeu para o América por 2 x 0 pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Inter chegou a marcar, aos 17 minutos do segundo tempo, mas o gol de Maurício foi anulado. O VAR chamou o árbitro e viu falta de Alan Patrick, no começo da jogada e como o meia e capitão do colorado já tinha amarelo, foi expulso, deixando o Inter com dez em campo.
Aos 44 minutos, o árbitro deu pênalti para o América. Os jogadores do Inter contestaram e Pedro Henrique e Mercado levaram cartão amarelo, pois o árbitro não consultou o VAR. O atacante Aloísio, do América, bateu e fez o 1 x 0. Após, o auxiliar Sidnei Lobo foi expulso, por reclamação.
E no apagar das luzes, o árbitro deu outro pênalti e expulsou o lateral Bustos. Aloísio Bateu e decretou o 2 x 0.
O time de Mano Menezes jogou com Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Mercado e Thauan Lara (Nico Hernandes); Baralhas (De Pena), Campanharo (Johnny), Maurício (Jean Dias), Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique); Alemão.
A arbitragem foi de Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Michael Correia (RJ). O VAR foi comandado por Felipe Fernandes de Lima.