CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
O Colégio Oliveira inaugura uma nova fase da escola no ano letivo de 2024, com estrutura física renovada, tecnologia de ponta e uma nova proposta educacional, por meio da parceria com a Aprender Gestão Educacional. Entre os principais destaques está a implantação do Sistema Poliedro de Ensino, considerado de excelência nacional.
O novo Colégio Oliveira recebe os estudantes no dia 19 de fevereiro, com a estrutura repaginada. A fachada da escola foi reformada e todas as salas de aula revitalizadas. Para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, as salas passam a contar com lousas digitais. A internet de alta velocidade, com conexão inteligente, foi outra melhoria implantada, a fim de garantir a qualidade no acesso em toda a área da escola.
“Houve uma grande revitalização da estrutura e modernização dos meios de ensino e administrativos, o que vai continuar acontecendo ao longo do ano. Esta foi só a primeira fase”, salienta o sócio-gestor da Aprender Gestão Educacional, Fernando Barcellos da Rosa.
Sistema Poliedro de Ensino
Entre as inovações pedagógicas, o grande diferencial é o Sistema Poliedro de Ensino. Na semana passada, inclusive, os educadores tiveram dois dias de treinamento sobre o material e concepções da metodologia, com a responsável pelo Sistema Poliedro de São José dos Campos para a Região Sul, Laura Simone Alves, que passa a atuar como consultora pedagógica do Colégio Oliveira.
“O exemplo de outras instituições que utilizam o Sistema Poliedro é muito positivo. A Escola Tiradentes, de Ijuí, com três anos de implantação, alcançou 1º lugar no Ideb regional e 3º no Brasil”, menciona Rosa.
Entre as diversas oportunidades que os estudantes do Colégio Oliveira terão acesso, destacam-se o Laboratório de Cultura Maker, chamado Espaço Nave à Vela, e o Laboratório Inteligência de Vida (LIV). No turno integral, que abrange desde crianças de 3 anos, na Educação Infantil, até o 6º ano do Ensino Fundamental, serão oferecidas diversas atividades complementares, como vôlei, futebol, karatê, dança, basquete e judô.
Paralelamente às melhorias estruturais e aos novos projetos, a equipe também foi ampliada, com adesão de novos professores à Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires (Coopeva). No total, o grupo conta com 45 pessoas, sendo 37 docentes.
“Mais do que duplicou o número de cooperados e todos os professores regentes das turmas são habilitados em suas áreas. Nos anos iniciais, as turmas também contarão com monitores”, informa o diretor pedagógico, Jair Freitag.
Ensino Médio
O retorno do Ensino Médio é uma das principais novidades do Colégio Oliveira, com aprovação do Conselho Estadual de Educação. Para 2024, haverá uma turma de 1º ano, com implantação gradual das demais séries, nos próximos anos.
“Esse é um grande diferencial para a escola. Estamos muito felizes de voltar a oferecer o Ensino Médio e com um sistema de ensino de excelência”, ressalta o diretor pedagógico, Jair Freitag.
Formação pedagógica
Enquanto o início das aulas está marcado para dia 19 de fevereiro, a equipe de profissionais do Colégio Oliveira já participa de atividades de formação. Nos dias 23 e 24 de janeiro foi realizado o Encontro Pedagógico e Administrativo, com participação do professor doutor Marcelo Barcellos da Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), responsável pela coordenação do projeto de extensão entre a universidade e a escola.
Nos dias 29 e 30, a consultora pedagógica Laura Simone Alves ministrou treinamento sobre o Sistema Poliedro de Ensino. Na próxima semana, a terceira etapa da formação vai abranger os novos recursos digitais.
Conheça o Oliveira
No dia 17 de fevereiro, sábado, o Colégio Oliveira promoverá a abertura do ano letivo, em um evento aberto a toda a comunidade. O objetivo é apresentar a escola, as melhorias estruturais e os projetos nesta nova fase. A programação começa às 8h30min. Além disso, todos os interessados em conhecer a instituição podem agendar uma visita. O Colégio Oliveira segue com matrículas abertas.
A escola está localizada na rua Jacob Becker, 1873, no Centro de Venâncio Aires. O telefone é o (51) 3741-1830.