Festa foi realizada na tarde desta sexta-feira, 18, na sede do Sindicato (Foto: Daniel Heck/ Terra FM)
Festa foi realizada na tarde desta sexta-feira, 18, na sede do Sindicato (Foto: Daniel Heck/ Terra FM)


Neste domingo, 20 de julho, o Sindicato Rural de Venâncio Aires completa 55 anos de trabalho no município, mas a festa de comemoração ao aniversário foi realizada na tarde de hoje, na sede localizada na rua 1º de Março, 1.208, no Centro. A animação musical ficou por conta do Musical Energia e todos os sócios em dia puderam aproveitar o momento, que também contou com cuca, linguiça e celebração entre os associados. Também marcaram presença no evento o prefeito Jarbas da Rosa, a deputada estadual Kelly Moraes e o deputado federal Marcelo Moraes.

Conforme relata o presidente Ornélio Sausen, tudo começou em uma sala no 3º andar do edifício Gold Center. Foi ali que o Sindicato Rural de Venâncio Aires iniciou sua trajetória junto aos agricultores do município, no ano de 1970. A equipe era liderada pelo primeiro presidente, Alcides Bueno, já falecido.

(Foto: Daniel Heck/ Terra FM)

Após alguns anos atuando na sala do Gold Center, o sindicato foi transferido para um segundo endereço, na rua Visconde do Rio Branco, próximo à Casa da Luz. Em 2010, o maior sonho foi realizado: a construção da sede própria, na rua 1º de Março, onde permanece até hoje.

Há 20 anos, quem comanda os serviços da entidade é o presidente Ornélio Sausen, de 81 anos, que também é sócio-fundador do sindicato. Ele assumiu a presidência em 5 de maio de 2005 e, após ser reeleito algumas vezes, segue no cargo com mandato até maio de 2028. Entre as maiores conquistas nessas mais de cinco décadas de trabalho, Sausen destaca o número expressivo de associados, que se mantém em torno de 2 mil. “Estamos tendo um grande número de jovens se associando nos últimos anos. Então, como perdemos os mais velhos que acabam falecendo, os mais novos também vêm se associando”, pontua.

Já entre as melhorias mais recentes, está a nova pintura e a fachada da sede, cuja reforma foi finalizada na última semana de junho. Conforme Sausen, a reforma deixou o ambiente ainda mais bonito. Ele também destaca a acessibilidade do local. “As pessoas idosas conseguem transitar com facilidade aqui dentro. A construção não tem degraus, e essa é uma das nossas preocupações, que todos consigam realizar seus afazeres aqui”, afirma.

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos