Comder aprova incentivo para projeto na área da avicultura em Mato Leitão

-

Durante reunião realizada na segunda-feira, 9, os integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) aprovaram proposta que permite que a Administração Municipal conceda incentivo para um novo projeto no setor primário. A reunião, que contou com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn, ocorreu na Câmara de Vereadores.

O presidente da entidade e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, explicou que o projeto envolve a construção de um galpão com mais de dois mil metros quadrados, destinado à criação de aves de postura, no sistema integrado. O incentivo da Prefeitura envolve a oferta de serviços de máquinas para preparação da área, acesso à propriedade, transporte de material e ainda compra de bueiros.

O empreendimento, que será feito na propriedade de Valdir Roque Maldaner, em Vila Sampaio, no interior de Mato Leitão, prevê a criação de 18 mil aves para produção de ovos, com uma produção que deve variar de 16 mil a 17 mil ovos por dia. A previsão é de que as obras iniciem ainda em janeiro. O incentivo recebeu aprovação unânime dos conselheiros do Comder.

Maldaner já trabalha com a suinocultura, na etapa de creche, desde 2004, quando iniciou a criação de 500 animais. Em 2013, o produtor rural aumentou a produção e passou para 1,8 mil cabeças, de forma integrada com uma empresa da região. No segmento de aves esse é o primeiro projeto que o agricultor realiza.

Diversificação

Para o secretário de Agricultura, a realização desse investimento trará retorno tanto para o produtor quanto para o Município, que tem essência agrícola – o setor primário representa 54,2% da economia da Cidade das Orquídeas. Machry também ressaltou que a Prefeitura é parceria dos agricultores que têm a coragem de inovar e ampliar as atividades.

Ele também observou o quanto o trabalho de forma integrada com cooperativas e empresas são relevantes, pensando no desenvolvimento do empreendimento. Outro ponto mencionado por ele é a diversificação no setor agrícola da Cidade das Orquídeas, com a retomada da avicultura.

“Os empreendimentos em parceria com Dália [condomínio e incubatório] foram o primeiro passo para esse retorno, após anos sem o trabalho nessa área”, avaliou. De acordo com ele, além desse investimento já aprovado pelo Comder, outro produtor do município, que atua no setor leiteiro, está encaminhando um projeto para investir no segmento de aves também.

“Percebo que o mercado está em crescimento, então tem tudo para aumentar os empreendimentos nesse ramo. A diversificação nas propriedades e no município é importante, porque todos os setores passam por altos e baixos e, assim, um pode compensar o outro”, destacou o titular da Agricultura e Meio Ambiente.

*Com informações da Assessoria de Imprnesa da Prefeitura



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido