Os preparativos para as eleições, que serão realizadas no dia 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (em caso de segundo turno), têm continuidade. Entre ontem e quinta-feira, 22, os seis técnicos de urna da 93ª Zona Eleitoral – que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão -, participam do processo de inserção dos dados dos candidatos e eleitores nas 213 urnas eletrônicas da região.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Eduardo Mosman, após o julgamento de todos os pedidos de registros de candidatura, o Tribunal Regional Estadual do Rio Grande do Sul (TRE/RS) libera, através de sistema próprio, a gravação em mídias dos nomes dos candidatos e eleitores. “A partir disso, começa o processo de inserção nas urnas eletrônicas”, destaca.
Mosman explica que o processo é realizado por meio de pendrive ou cartão de memória. Os técnicos conectam os equipamentos na urna e ‘baixam’ os dados. Depois, é feito um teste de todos os componentes, como teclado e bateria e, assim, finalizado o trabalho. “Neste momento, elas são fechadas e funcionarão somente no dia 2, a partir das 7h”, explica. O processo se repete para o segundo turno, com a alteração dos candidatos, limitados a presidente e governadores.
“Uma vez preparada e finalizada, a urna eletrônica só funciona no dia 2 de outubro, às 7h, quando iniciam as eleições.”
EDUARDO MOSMAN
Chefe do Cartório Eleitoral
As eleições de 2022 acontecem no dia 2 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro.
Números
• São 213 seções na 93ª Zona Eleitoral, sendo 176 em Venâncio Aires, 23 em Boqueirão do Leão e 14 em Mato Leitão. Além disso, são 26 urnas reservas, em caso de problema de funcionamento.
• O total de eleitores da Zona Eleitoral é de 62.940. Em Venâncio Aires são 53.567, em Boqueirão do Leão 5.444 e, em Mato Leitão, 3.929.