tabaco
(Foto: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)

A comercialização da safra de tabaco 2024/25 está se chegando na reta final. A estimativa é da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e leva em conta o volume de vendas já efetivado entre produtores e empresas do setor. Para o presidente da entidade, Marcílio Laurindo Drescher, o encerramento das negociações neste período do ano representa um indicativo de normalidade no calendário da safra.

Durante o ciclo, houve preocupações pontuais com possíveis atrasos no processo de classificação do tabaco nas propriedades, o que poderia impactar o ritmo das compras. “Mas observamos que, em outros momentos, também era comum a safra ser concluída por volta desta época do ano”, considera.

Segundo ele, a produtividade nas principais regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se manteve dentro das expectativas e confirmou a estimativa da Afubra do ano passado. As condições climáticas favoreceram o cultivo. No caso do Burley, a produtividade foi considerada historicamente elevada, mas os dados consolidados da safra 2024/25 serão finalizados e divulgados nas próximas semanas, com base nos levantamentos de campo conduzidos pela entidade.

Valores pagos

Conforme avaliação da Afubra, a maioria dos produtores está satisfeita com os valores pagos ao longo da comercialização. “A tolerância foi branda, não houve tanta rigidez na classificação. Isso favoreceu uma média de preços adequada ao produtor, dentro do que está previsto nas tabelas”, explica Drescher.

Com o cenário atual, o presidente da entidade reforça o alerta aos fumicultores para evitarem o aumento de produção na próxima safra. Segundo ele, a elevação da oferta pode impactar diretamente os preços. “Menos é mais quando falamos de rentabilidade”, resume.

Assembleia geral da Afubra neste mês

A Afubra realiza no sábado, 26, a tradicional assembleia geral ordinária. O encontro ocorrerá no Teatro do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul, e é aberto aos sócios da entidade. Conforme edital, a primeira convocação está marcada para as 8h15min e, caso necessário, a segunda para as 8h30min.

Na pauta, estão a mensagem do presidente Marcílio Laurindo Drescher, apresentação e distribuição do Relatório Administrativo Anual, além da prestação de contas. Também serão debatidos os valores da Unidade Referencial Mutual (URM), as taxas de contribuição e os benefícios oferecidos pelo Departamento de Mutualidade.

Júnior Posselt

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.

Acompanha de perto o dia a dia da comunidade, com olhar atento ao interior e à educação.