Comitê das Nascentes já recuperou 46 fontes em Venâncio

-

O Comitê das Nascentes de Venâncio Aires finalizou mais uma obra de recuperação de nascente, com o objetivo de garantir acesso à água de qualidade para famílias do interior do município. Trata-se da fonte de número 46, desde que as atividades de recuperação iniciaram, em 2018. De acordo com o chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin, o trabalho contemplou uma nascente na propriedade de Valeria Drexler, em Linha Santos Filho, com recursos de materiais e mão de obra da empresa Continental Tobaccos Alliance (CTA). A nascente abastece três famílias e um total de sete pessoas.

No momento também está em andamento obra em nascente da propriedade de Paulo Silberschlag, em Linha Sapé, que será feita com recursos de emenda impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB). Esta recuperação foi iniciada em setembro, mas, devido às chuvas, ainda não pôde ser finalizada. No momento, de acordo com informações do Comitê, 137 fontes aguardam recursos para efetivação da obra.

  • 389 – é o total de nascentes catalogadas pelo Comitê. Destas, 154 já receberam algum tipo de intervenção da Emater ou de outros programas municipais.

Comitê das Nascentes

Tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei do Executivo que institui o Comitê das Nascentes de Venâncio Aires (Conasva). Na prática, trata-se de uma atualização que busca dar legalidade ao comitê e tornar as atribuições mais claras. Conforme a justificativa da matéria, durante reunião do Comitê das Nascentes do Arroio Castelhano, nomeado por portaria em 2020, foi questionada a legalidade, a abrangência das atribuições e a necessidade de alteração do nome, substituindo o termo ‘do arroio Castelhano’, por ‘de Venâncio Aires’. Também se verificou a necessidade de alteração dos membros, já que muitos não representam mais as entidades que os indicaram. Ainda de acordo com o projeto de lei, o Conasva tem o objetivo de fortalecer as políticas de proteção das nascentes do município, as quais possuem fundamental importância ambiental e são fonte de abastecimento de água para pessoas e animais.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido