O Comitê Municipal de Mobilização, Fiscalização, Combate e Controle do Mosquito Aedes aegypti realizou na tarde desta quinta-feira, 7, reunião para definir e alinhar novas estratégias, e reforçar ações de combate ao mosquito transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue. O encontro contou com a participação do secretário do Meio Ambiente Nilson Lehmen, do secretário da Saúde Tiago Quintana, representantes da saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos.
Na pauta, foi analisada a situação epidemiológica do município. Atualmente, Venâncio Aires soma 12 casos confirmados e mais de 65 notificados. Com isso, foram avaliadas ações realizadas e novos planos de combate ao mosquito.
A iniciativa já foi reforçada nas escolas do município e contou com a participação de mais de 400 alunos, por meio de ações educativas que abordaram os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito. Também, com a utilização de um drone, utilizado pela Secretaria do Meio Ambiente, foram captadas imagens de locais para a averiguação de imóveis fechados.
A ideia para os próximos dias é dar seguimento no programa Aedes do Bem, que consiste na instalação de uma caixa que produz insetos machos que não transmitem doenças. A principal função do mosquito é fazer o cruzamento com fêmeas do Aedes Aegypti. Da reprodução, só sobrevivem os mosquitos machos, impedindo a proliferação. Em um primeiro momento, o bairro Gressler deve ser estabelecido como local para a instalação do projeto.
Também, está marcada uma ação com mutirão de recolhimento e limpeza no bairro Brígida, na segunda-feira, 18. E deve ser intensificado o trabalho de divulgação nas redes sociais para engajar a população ainda mais na campanha.
Fonte: AI Prefeitura