Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano revitaliza 12 vertentes

-

Desde 2018, quando foi criado o Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, o meio ambiente e, principalmente, as nascentes, ganharam um reforço importante quando se trata de preservação. O trabalho nunca parou e, em 2022, o comitê atingiu a meta de recuperar 12 nascentes em Venâncio Aires. O número ainda pode chegar a 13, isso porque uma ainda está por ser concluída, se der tempo, ainda neste ano. Ao todo, desde o início dos trabalhos, já são 34 fontes de água protegidas.

O chefe local da Emater, Vicente Fin, atuante de forma direta no projeto, junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ainda considera que os trabalhos poderiam ter ido mais longe, caso não fossem os contratempos meteorológicos, com longos períodos com chuvas. “Tivemos meses de muita garoa que não conseguimos executar nada.” Outra ocorrência do comitê foi a dependência da mão de obra da Prefeitura, que é demandada também em outros setores. Fin estima que poderiam ser recuperadas de cinco a sete nascentes a mais se tudo tivesse corrido como o planejado.

Por outro lado, o chefe da Emater ressalta a felicidade em ter a confiança de parceiros neste trabalho, que alocam recursos no projeto. “Sempre faremos o melhor para as famílias e a recuperação ambiental de Venâncio.” Neste ano, um reforço importante foi o apoio da CTA na execução de 10 nascentes, ajudando com mão de obra e compra dos materiais. Três já foram feitas, restam agora outras sete que deve ser recuperadas em 2023. Além da empresa tabacaleira, neste ano o projeto contou com apoio da Sicredi, Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão, vereadora Sandra Wagner (PSB) e a Prefeitura de Venâncio Aires.

Resultados

Dos números do antes e depois do comitê, chama atenção o volume de água por dia que verte das nascentes. Em uma média geral, segundo Fin, em 2022, antes do trabalho do comitê, as nascentes tinham 346,3 metros cúbicos de água por dia. Já depois da execução e finalização dos trabalhos, a média de volume ficou em 688 metros cúbicos ao dia, ou seja, quase que dobrou o volume das nascentes depois da intervenção.

Outro dado destacado por Fin foi o aumento dos depósitos de água nas famílias que receberam os trabalhos do comitê. De forma coletiva, foram 78 mil litros armazenados e de forma individual, nas unidades das casas de cada beneficiado, foram 33 mil litros de água. Fin ressalta que o armazenamento é importante pois caso contrário a água da nascente não fica represada e se perde no solo. No total, desde o início dos trabalhos do comitê, foram 239 famílias beneficiadas com a recuperação de nascentes.

Projeção para 2023

Questionado se a meta do comitê permanecerá em 12 nascentes para o próximo ano, o chefe local da Emater, Vicente Fin, destacou que deve aumentar para 15. Em recursos para que o trabalho continue, Fin salienta que contarão com valores do Fundo Social da Corsan, valores da CTA, para recuperação das outras sete nascentes. Duas empresas particulares já sinalizaram a disponibilização de recursos para o projeto.

Localidade – Proprietário – nº de nascentes – nº de famílias – Recurso

  • Linha Antão – Romualdo Reuter – 1 – 2 – Fundo Social Sicredi através do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão
  • Linha Brasil – Luis Ertel – 1 – 4 – Fundo Social Sicredi através do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão
  • Linha Silva Tavares – Auri Jaeger – 1 – 64 – Fundo Social Sicredi através do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão
  • Linha Marechal Floriano – Helio Pacheco – 1 – 3 – Emenda Impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB)
  • Linha Marechal Floriano – Hilário Rasch – 1 – 1 – Emenda Impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB)
  • Linha Arroio Grande – Anderson e Vani Hein – 1 – 4 – Emenda Impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB)
  • Linha Arroio do Salto – Rene Schwendler – 2 – 3 – Emenda Impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB)
  • Linha Maria Madalena – Elígia Rupenthal – 1 – 4 – CTA
  • Linha Julieta – Milton Neumann – 1 – 1 – CTA
  • Parque do Chimarrão – Bosque Rotariano – 1 – 3 – Fundo Social Sicredi através do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão
  • Linha Julieta – Rodrigo Maciel Gollmann – 1 – 1 – CTA
  • Linha Olavo Bilac* – Edson Schwendler – 1 – 4 – Emenda Impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB)
    *Nascente com recuperação em andamento


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido