A entrada no mercado de trabalho e o início da independência financeira são objetivos de muitos jovens. Uma das oportunidades que ajudam neste percurso é o Jovem Aprendiz, parceria entre empresas e instituições de ensino.
Quem começou como jovem aprendiz neste ano e, com isso, passou a receber seu próprio salário foi a estudante Kamilly de Freitas Borgmann, 15 anos. A jovem é contratada pela empresa Alliance One e faz o curso de Desenhista Mecânico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Venâncio Aires.
Ela iniciou o trabalho em fevereiro e, desde que começou a ter o próprio dinheiro, já conquistou muitos objetivos. “Uma parte eu sempre guardo, que foi o que prometi para mim mesma, e a outra metade uso para comprar as coisas que preciso durante o mês”, explica a estudante do 1º do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Albino Juchem (CAJ). Uma das primeiras coisas que fez ao receber o primeiro salário, foi se inscrever em uma academia, um dos objetivos que tinha. Outra meta da jovem foi conquistada neste mês, quando foi a um show do Matuê, que desejava muito.
A parceria entre o Senai e a Alliance One rendeu à Kamilly o início de uma independência financeira. O pagamento é dividido em duas partes, uma no dia 15, quando recebe o ‘vale’, e o restante no fim do mês. “Me sinto realizada, tento fazer tudo certo e me dedicar ao máximo em cada tarefa.”
A rotina, segundo ela, é corrida: todas as manhãs ela faz o curso no Senai – que se estende até o fim do ano – e pela tarde frequenta as aulas do Ensino Médio. Para o futuro, a jovem quer cursar uma graduação na área da beleza e almeja o curso de Estética e Cosmética.
“Tem coisas que compro e penso: ‘nossa, consegui adquirir com o meu próprio dinheiro!’. É fruto do meu trabalho e da minha dedicação, um sentimento muito bom.”
KAMILLY DE FREITAS BORGMANN
Estudante e Jovem Aprendiz
Parceria
Kamilly comenta que já conhecia os cursos do Senai através de pessoas conhecidas que também tiveram a experiência. Quando tentou a oportunidade com a Alliance One, viu que o processo é bem concorrido, com poucas vagas disponíveis, mas ainda conseguiu uma das últimas cotas com a empresa. “Só caiu a minha ficha quando fui na empresa para assinar o contrato.”
O analista de comunicação e responsabilidade social da Alliance One, Bráulio Staub, explica que no processo seletivo da empresa, a prioridade são filhos de funcionários ou jovens com alguma relação, devido a uma política de responsabilidade social. A parceria com os Senai vai ao encontro da política de não envolver jovens menores de 18 anos diretamente com o tabaco, uma das diretrizes respeitadas pela Alliance.
A parceria da empresa com o Senai existe desde que a instituição está em Venâncio Aires. Neste ano, são 12 contratados, e o processo se renova de forma semestral. Atualmente, a Alliance tem jovens aprendizes nos cursos de Eletricista Industrial, Eletricista Predial e Desenhista Mecânico.
“É sempre uma satisfação para a empresa participar destes momentos. Para a Kamilly é uma experiência diferente que alia a educação e o aprendizado técnico, e, com certeza, de alguma forma contribui para o futuro e desenvolvimento dela.”
BRÁULIO STAUB
Analista de comunicação e responsabilidade social da Alliance One