A partir de segunda-feira, 8, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires volta a ter sua composição definida pelas urnas em 2020. Os 15 políticos eleitos vão estar ocupando suas cadeiras no Plenário Vicente Schuck na terceira sessão de abril – já tivemos uma reunião ordinária e outra extraordinária – e devem, se não ocorrerem surpresas, se manter na Casa do Povo até o fim da atual legislatura. Só que, no meio deste caminho, colocarão os nomes à disposição da comunidade mais uma vez: todos concorrem à reeleição.
Tiago Quintana e Sid Ferreira, ambos do PDT, estarão de volta depois de terem vivido experiências nas secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, respectivamente. Para que voltem aos seus postos, deixam o Legislativo duas pedetistas: Luciana Scheibler e Ana Cláudia do Amaral Teixeira. A primeira é nome certo na nominata do PDT para outubro, já a segundo anunciou que vai se aposentar da política. Elas inclusive foram homenageadas na sessão de segunda-feira da semana passada, dia 1º de abril.
Outros três vereadores passaram por secretarias na gestão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), porém retornaram antes para a Casa do Povo. A atual presidente, Claidir Kerkhoff Trindade, foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Social e, enquanto esteve na pasta, foi substituída no Legislativo por Ricardo Landim. Claidir foi eleita pelo PSL e, mais tarde, acabou no União Brasil, partido onde Landim segue. Só que a comandante da Mesa Diretora, recentemente, filiou-se ao Republicanos, do também vereador Benildo Soares. Dessa forma, a legenda foi uma das que ganhou cadeiras durante a janela de transferências.
Nelsoir Battisti também já está de volta à Câmara, mas boa parte da atual Administração respondeu pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. Enquanto esteve na pasta, os principais suplentes da sigla tiveram oportunidade na Casa. Por fim, Gilberto dos Santos (MDB) foi secretário de Desenvolvimento Rural por um bom período. Durante a sua ausência, quem mais ficou com a cadeira foi o primeiro suplente emedebista, André Puthin. No momento, em razão de pedido de licença de Santos, quem está no Legislativo é Helena da Rosa. Ela deve permanecer no assento até o dia 22 de abril.
Transferências
Além dos retornos, a Câmara viu sua composição mudar no que se refere às bancadas. O PTB, que elegeu cinco vereadores em 2020, hoje não tem mais representantes. Ezequiel Stahl foi para o PL; Diego Wolschick transferiu-se para o PP; Renato Gollmann assinou ficha com o Podemos; Clécio Espíndola, o Galo, agora integra as fileiras do MDB; e André Kaufmann anunciou esta semana sua ida para o PSDB. Antes das mudanças, a base governista era composta por oito vereadores. Agora, com Galo no MDB, o placar aponta para um 9 a 6 pró-governo. Mas os posicionamentos costumam mudar, dependendo da pauta.
Composição por bancadas
PDT
- Tiago Quintana
- Sid Ferreira
- Gerson Ruppenthal
- César Garcia
PSB
- Sandra Wagner
- Eligio Weschenfelder, o Muchila
MDB
- Gilberto dos Santos
- Clécio Espíndola, o Galo
Republicanos
- Benildo Soares
- Claidir Kerkhoff Trindade
PSD
- Nelsoir Battisti
PSDB
- André Kaufmann
PP
- Diego Wolschick
PL
- Ezequiel Stahl
Podemos
- Renato Gollmann
Novos secretários
- Enquanto na Câmara a composição será a original, também a partir de segunda-feira, 8, o primeiro escalão do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) terá modificações, já que seis titulares estão se desligando para concorrer em outubro deste ano.
- Desenvolvimento Rural: Gustavo Von Helden (PDT) entra no lugar de Celso Ademir Ferreira (MDB).
- Habitação e Desenvolvimento Social: Camilla Capelão (Republicanos) substitui Ricardo Landim (União Brasil).
- Saúde: Alan Flores da Rosa (PDT) assume a vaga de Tiago Quintana (PDT).
- Meio Ambiente: Servidora de carreira, Carin Gomes será a nova titular, em substituição a Nilson Lehmen (MDB).
- Infraestrutura e Serviços Públicos: Jorge Sbruzzi (MDB) entra no posto que era ocupado por Sid Ferreira (PDT).
- Cultura e Esportes: Sandro Kroth (PDT) assume a pasta, para a saída de Zé da Rosa (Republicanos).