A comunidade de Linha Isabel realiza no dia 24 deste mês festa alusiva aos 150 anos da localidade. O evento ocorre no ginásio e contará com desfile temático, a partir das 10h, com a participação de representantes das famílias dos primeiros imigrantes, sociedades e grupos da própria localidade e de Centro Linha Brasil e Marechal Floriano. O futebol e o kerb, uma forte tradição de Linha Isabel, também estarão representados.
“Além da nossa comunidade, muita gente de fora deve participar para relembrar essa história de 150 anos”, destaca o agricultor Valdir Pedro Lahr, que, ao lado da esposa Orsênia, está à frente da coordenação do evento.
Ele explica que uma comissão foi formada para organizar os festejos e também resgatar a história da localidade no ano do sesquicentenário. A data da festa foi escolhida pois no dia 24 de setembro de 1873 foi derrubada da primeira árvore para a construção das moradias em Linha Isabel.
Peças antigas
Quem prestigiar a programação dos 150 anos de Linha Isabel também terá a oportunidade de conferir uma exposição no antigo Salão Ludwig, que fica próximo ao ginásio. A mostra contará com itens do acervo da família Ludwig e também do Museu de Venâncio Aires. “São peças que ajudam a contar a história dos 150 anos de Linha Isabel, que foram usadas pelos colonizadores e seus descendentes”, ressalta Aurimar Renato Ludwig, que está à frente da organização da exposição.
Entre os itens guardados por ele estão ferramentas, louças de origem europeia, balança, máquina de costura e lampiões, incluindo um alemão. As relíquias da família Ludwig também incluem o mapa com a divisão dos 42 lotes da localidade, diversos documentos do centenário da localidade e demais documentos guardados pelo pai dele, Elídio Ludwig (falecido em 2019), como registros sobre a fundação das sociedades, de festas de kerb e estabelecimentos de Linha Isabel. “A ideia também é levar peças de outras famílias e do Museu, como o bandoneón do meu avô Edgar Ludwig”, adianta Aurimar.
- No dia 23 de setembro, véspera da festa, a Folha do Mate publicará caderno especial Folha Rural sobre os 150 anos de Linha Isabel.

Programação
- A programação começa às 10h com desfile temático e, após, apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Infantojuvenil Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano.
- Às 11h15min será iniciado o almoço e, à tarde, haverá reunião dançante com as bandas Feliz em Festa e Champion.
Recenseamento da população
1 A exemplo do que aconteceu no cinquentenário e no centenário de Linha Isabel, foi realizado um recenseamento da população.
2 O trabalho foi feito por Aurimar Ludwig, que visitou propriedades e também contou com o auxílio de líderes da comunidade para obter as informações.
3 O levantamento apontou 378 moradores. A data limite usada como referência foi 1º de setembro.
4 Conforme registros, o primeiro grupo de imigrantes que chegou a Linha Isabel era formado por 33 pessoas, sendo 17 homens e 16 mulheres.
5 Entre os colonizadores estão o trisavô de Aurimar, Johan Hübner, assim como o trisavô de Valdir Lahr, Franz Lahr.