A Comunidade de Marechal Floriano, no interior de Venâncio Aires, realizou na tarde deste domingo, 28, a última atividade que marca a programação dos 150 anos da localidade, comemorados em 2022. Uma cápsula do tempo foi depositada junto à Igreja Evangélica Luterana.
Segundo o presidente da comunidade, Jairo Bencke, em um recipiente de PVC foram colocadas as páginas das reportagens da Folha do Mate sobre Marechal Floriano, um poema de autoria de Caroline Simon, texto com dados sobre a pandemia de Covid-19 escrito por Betina Bencke, moedas cedidas por Eduarda Niedermeyer, a letra do hino de Linha Marechal Floriano de autoria de Elemar Müller (já falecido), que foi entregue por Nilsa Mohr, a ata de fundação da igreja, datada de 1929 (original estava na cápsula anterior) e foto da atual diretoria.
“Foi um momento muito importante, que encerra o ciclo de comemoração dos 150 anos de Linha Marechal Floriano”, salienta Bencke. A comunidade deixará registrado para que a cápsula seja aberta daqui a 100 anos. Acompanharam o ato 16 comunidades evangélicas que participavam do encontro paroquial, realizado no salão comunitário.
Relembre
No mesmo compartimento que foi depositada a cápsula com os registros atuais, estava um outro ‘tesouro’, que foi descoberto em junho do ano passado. Uma caixa que foi depositada há 93 anos, quando a igreja foi inaugurada, foi encontrada corroída pelo tempo com documentos, recortes de jornais e registros da época em alemão.
