Comunidade de Mato Leitão mobilizada para ajudar atingidos pelas cheias na região

-

A união faz a força. Essa é uma frase muito popular e que, em momentos de calamidade pública como o que o Rio Grande do Sul tem vivido, se mostra, ainda mais, uma verdade. Em Mato Leitão, apesar dos prejuízos de infraestrutura e no setor primário, principalmente, a comunidade e o poder público estão mobilizados para auxiliar os moradores dos municípios vizinhos que foram atingidos pela cheia do rio Taquari e, no caso de Venâncio Aires, também do arroio Castelhano.

Por meio da página no Facebook, a Prefeitura divulgou que incentiva e parabeniza as ações de solidariedade promovidas pelos moradores, entidades e empresas da Cidade das Orquídeas. Além disso, para manter a regularidade de atendimento, o Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com todas as secretarias municipais, organiza uma ‘Central de Voluntários’, para organizar as prioridades.

As inscrições são feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Cidadania e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que funcionam no mesmo local. As necessidades envolvem serviços de limpeza, cozinha e organização e transporte de donativos.

A Prefeitura também reforça a importância e a necessidade de doação de alimentos, água potável, leite, roupas masculinas e infantis, cobertores, ração para animais, kits de higiene e limpeza, fraldas e móveis. Esses itens podem ser entregues no Cras e nas escolas da rede municipal.

Doações podem ser entregues na Secretaria de Assistência Social e no Cras, onde ocorre a organização dos itens (Foto: AI Prefeitura)

SOS Enchente

  • A Associação Comercial e Industrial (ACI) do município disponibiliza um Pix para arrecadar valores. O objetivo principal é a compra de cobertores e roupas de cama e banho para serem doados aos municípios atingidos pela enchente. A chave Pix é 02.219.724/0001-56 ou depósito pela agência 0179 e conta 49621-9.

Doações nas escolas

  • As três instituições de ensino da rede municipal – Emei Vó Olga e Emefs Santo Antônio de Pádua e Ireno Bohn – e o Colégio Poncho Verde estão engajados em arrecadar doações. As instituições de ensino do Município recebem roupas, produtos de higiene e limpeza, brinquedos, cobertores e alimentos. Na Emef Santo Antônio de Pádua também foram preparadas marmitas.
  • No Colégio Poncho Verde, duas turmas do Ensino Médio (302 e 201) realizaram ações para arrecadar valores por meio do Pix. Os recursos foram utilizados na compra de donativos. Uma parte já foi entregue em Cruzeiro do Sul e a outra deve ser encaminhada neste fim de semana. Além disso, os integrantes do Grêmio Estudantil do educandário trabalham na arrecadação de materiais escolares.

Empresas e entidades promovem ações

Além da mobilização envolvendo o Poder Público Municipal e diversos moradores voluntários, empresas e entidades da Cidade das Orquídeas estão empenhadas em auxiliar. Um exemplo disso é a Ditlanta Distribuidora, a qual a direção e os funcionários trabalham com três frentes.

“As ações começaram, principalmente, no último fim de semana. Depois que as águas começaram a baixar, as pessoas começaram a ir para os abrigos e iniciou a divulgação de informações sobre as formas de ajudar”, explica o gestor de Marketing da empresa, Giovane Sebastiany. No último fim de semana, os colaboradores se envolveram na preparação de marmitas que foram encaminhadas para o município vizinho de Cruzeiro do Sul.

Segundo Sebastiany, as marmitas serão feitas, pelo menos, até amanhã. São cerca de 150 por dia e elas são preparadas com alimentos doados pela Ditlanta, pelos funcionários e por voluntários. O espaço para o preparo da comida é cedido pela empresa e acontece durante o horário do expediente.

Além disso, a direção da empresa contatou fornecedores, especialmente de outros estados, para fazer o meio de campo das doações feitas por eles. Outra atividade envolve a lavagem de roupas. O trabalho é feito na casa de colaboradores e na própria empresa.

O gestor de Marketing da Ditlanta Distribuidora ressalta que nenhum funcionário da empresa foi diretamente atingido pelas cheias, o que é motivo de agradecimento. “Essa mobilização é feita pela empresa, mas principalmente pela equipe”, salienta Sebastiany.

Integrantes do Grupo Folclórico de Danças Alemãs prepararam marmitas para moradores de Cruzeiro fim de semana (Foto: AI Prefeitura)

O Grupo Folclórico de Danças Alemãs de Mato Leitão também se mobilizou para arrecadar donativos. De acordo com uma das coordenadoras, Simoní Henz Kappaun, no sábado, 4, eles arrecadaram alimentos, roupas, produtos de limpeza e água.

“No domingo fizemos em torno de 180 marmitas e fomos distribuir em Cruzeiro”, relata. Para a noite de hoje, o grupo organiza o preparo de mais marmitas, que novamente serão destinadas para Cruzeiro do Sul.

As empresas Conservas Janaína, Divinna Adega e ELOS Arquitetura e Engenharia também estão organizadas para arrecadar doações. Produtos de limpeza e de higiene pessoal; água potável (pode ser em garrafas de refrigerante); sacos para lixo, como de farelo de ração; comida para animais de estimação; alimentos não perecíveis; cobertores em bom estado; e dinheiro, caso não possa fazer doações físicas, podem ser entregues nas sedes dos três empreendimentos.

O pedido é que os itens sejam levados até as 9h deste sábado, 11, para que sejam levados para Cruzeiro do Sul. “A intenção é continuar desenvolvendo outras ações, seja para Cruzeiro, ou para outros municípios afetados”, explica Letícia Schmitt, sócia-proprietária da empresa Conservas Janaína.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido