No dia 1º de maio, a comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), de Venâncio Aires, receberá um novo pastor. Gilmar Finken Zacomelli, de 53 anos, vem para a Capital Nacional do Chimarrão para completar a equipe de pastores da igreja. O novo pastor é natural de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, mas aos 10 anos foi residir com os pais em Itaipulândia, no oeste do Paraná.
Zacomelli é bacharel em Teologia e tem uma pós-graduação em Aconselhamento Familiar e Psicologia Pastoral. Foi em 1996 que começou a trajetória como pastor, em Matupá, no Mato Grosso, e depois teve passagens em Araputanga, Paraíso do Sul e Gaspar, no litoral de Santa Catarina. Antes de vir para Venâncio Aires, a atuação do pastor foi em Nova Hartz, por sete anos e oito meses.
Para ele, a expectativa é ter uma boa parceria com os demais pastores da paróquia. “Espero que seja uma boa experiência. Quando somos transferidos, geralmente não conhecemos o trabalho dos pastores anteriores ou que estão atuando, mas pelo que conheço dos meus colegas e da maneira de trabalho deles, vamos desempenhar um bom trabalho juntos”, diz. Na apresentação, ele sentiu o acolhimento da comunidade e destaca que esta é uma característica perceptível dos moradores da Capital do Chimarrão. Zacomelli afirma que conhece Venâncio Aires há 30 anos, já que sua esposa é natural de Vale verde.
A partir de maio, Zacomelli passa a residir em Venâncio Aires com a esposa Roswita, de 53 anos, e os filhos Sílvio, 17, e Júlia, 14. Segundo o pastor, os trâmites com a Paróquia Evangélica estão finalizados e oficializados, inclusive com postagem divulgando o envio no site da igreja. “Estamos, no momento, olhando uma casa para alugar e aproveitando para conhecer mais o município”, ressalta.
Reforço
Para a pastora Clarise Holzschuh, que está na Comunidade Evangélica desde outubro de 2021, a vinda de Zacomelli será um reforço para atender as demandas da comunidade. “Quando um pastor é transferido, o período que aguardamos a vinda de outro é uma grande correria para nós, para conseguirmos atender da melhor forma todas as comunidades”, observa. A Comunidade Evangélica está com um pastor a menos desde a saída da pastora Rosângela Hessel, em dezembro de 2022, e no momento atuam na paróquia a pastora Clarice e seu esposo, o pastor Jair Holzschuh.
Ela também explica que como Venâncio é o centro geográfico da região, toda semana é feita uma reunião entre os pastores para definir as atividades e quem irá assumir cada compromisso. “Com a vinda do pastor Gilmar Zacomelli, vamos conseguir atender novamente muitas atividades essenciais e ter mais horários disponíveis”, afirma.
- A Comunidade Evangélica de Venâncio Aires atende 16 comunidades e três pontos de pregação, inclusive em municípios vizinhos, como Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.