No próximo dia 21 será celebrado o Dia de Santa Inês, padroeira de Mato Leitão. Para marcar essa data, a Comunidade Católica Santa Inês organizou neste ano, além da quarta edição da procissão luminosa e de uma missa festiva, o Tríduo da Padroeira. O período preparatório, com missas especiais, iniciou no último sábado, 4, quando ocorreu uma celebração na Comunidade Santa Tereza, de Vila Teresinha, no interior de Venâncio Aires.
A programação terá continuidade neste sábado, 11, quando às 16h será realizada missa na Comunidade São Miguel, de Vila Santa Emília, também no interior da Capital do Chimarrão. A última cerimônia está agendada para o dia 18, às 16h, na Comunidade Santo Antônio, de Mato Leitão.
Segundo o padre Cláudio José Kirst, responsável pela Paróquia Santa Inês, um dos objetivos de realizar o tríduo nas comunidades é ajudar a cultivar a consciência de pertencimento dos membros de cada uma delas. Além disso, ele ressalta que é uma forma de aprofundar a espiritualidade cristã a partir da padroeira como modelo e intercessora em favor do povo.
“É uma oportunidade de divulgação e mobilização dos fiéis para a participação na procissão e na missa solene, que serão realizadas na comunidade sede. O tríduo é uma oportunidade de fortalecer um salutar vínculo entre o fiel e o seu padroeiro.”
A presidente da Comunidade Santa Inês, Claudete Heissler Schuster, também ressalta que a padroeira da Cidade das Orquídeas é uma intercessora junto a Deus. De acordo com ela, o propósito neste ano é aproximar as comunidades da paróquia com as peregrinações em honra à santa.
“Nosso intuito é que possamos criar um espaço de troca entre as comunidades de Mato Leitão, reforçando que somos o povo de Deus que caminha ao encontro do próximo. As peregrinações, além de reforçarem a nossa fé, estão nos permitindo reencontrar amigos e conhecer novos fiéis da nossa paróquia”, salienta.
Procissão e missa
A procissão luminosa em homenagem à Santa Inês está prevista para as 20h do dia 21, uma terça-feira, quando é celebrado o Dia de Santa Inês. A primeira edição da atividade ocorreu em janeiro de 2022 com o objetivo de intensificar e cultivar a devoção à padroeira. O trajeto vai iniciar em frente à Grutinha de Nossa Senhora de Lourdes, nas proximidades da Biscobom Alimentos, e segue em direção à Igreja Matriz Santa Inês, onde ocorrerá a bênção final.
Um carro de som, levando o andor com a imagem de Santa Inês, percorrerá o itinerário pela rua principal da cidade. As pessoas são convidadas a levarem velas, lanternas e celulares para iluminar a caminhada. Já no dia 25 (sábado), às 18h, ocorrerá a missa festiva em honra à Santa Inês. A celebração será realizada na Igreja Matriz Santa Inês e será presidida pelo pároco Cláudio José Kirst.
Temática
- Segundo o pároco Cláudio Kirst, o tríduo deste ano aborda o tema relacionado ao Ano do Jubileu de 2025 do Nascimento de Jesus, que conclama a comunidade a ser peregrina de esperança. “Os dias do tríduo abordarão as razões da esperança a partir dos temas da vida eterna, do martírio, do juízo e indulgência”, explica.
- Ainda conforme o padre, a realização da procissão é para mostrar que os peregrinos seguem a cruz de Cristo, “que é o grande sinal da esperança de que o amor vence o ódio e a vida vence a morte”, conclui.