A Orquestra de Câmara da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) celebra duas décadas de música no final de agosto. Para comemorar, um Concerto Série Especial será realizado hoje, 16, às 19h30min, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc. A entrada é franca.
Sob a regência do maestro Leandro Schaefer, a orquestra interpretará obras clássicas que marcaram a história da música. O programa inclui Holberg Suite, de Edvard Grieg; e Sonata para Cordas (O Burrico de Pau), de Carlos Gomes. As músicas foram pensadas para o momento especial. “Todos os concertos têm uma emoção diferente. Nestes 20 anos, levamos a música orquestral para pessoas que nunca viram uma orquestra na vida. Tocamos e emocionamos muita gente. E plantamos a semente da arte na vida das pessoas, com a finalidade de contribuir para a qualidade de vida e sensibilização da alma humana. Vimos muitos talentos que nasceram, cresceram e alçaram altos voos, devido à Orquestra. O sentimento é uma mescla de orgulho, de alegria, de autoestima elevada e de gratidão”.
História
No dia 25 de agosto de 2005 foi criada a Orquestra Jovem da Unisc. Uma orquestra formada por profissionais e alunos de música. Em 2012 a sua nomenclatura mudou para Orquestra da Unisc, no entanto, manteve o seu caráter de orquestra-escola. Em 2015, houve o processo natural de profissionalização da mesma, passando a se chamar Orquestra de Câmara da Unisc.
Composta por 14 instrumentistas e um maestro e diretor artístico, a orquestra vem cativando um público diversificado e isso se dá devido à sua versatilidade tanto na temática eclética dos concertos, quanto na sua performance interativa. A sua agenda artística anual é composta por concertos temáticos; concertos didáticos; participações em eventos científicos, tecnológicos, de pesquisa e extensão; concertos natalinos e demais eventos comemorativos. Seu repertório é formado por obras do período barroco, clássico, romântico, contemporâneo, além de arranjos de trilhas e filmes, rock e música popular brasileira.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unisc