Com as baixas temperaturas, muitas pessoas têm grandes dificuldades de ingerir água no inverno. No entanto, ela continua sendo fundamental para a hidratação, para o funcionamento correto do intestino e para o rendimento nas atividades físicas, além de outras funções do organismo.
Para auxiliar neste processo tão importante, a nutricionista Caroline Ruschel, de 25 anos, graduada em Nutrição pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), dá algumas dicas que podem ajudar na ingestão de água.
Dicas
*Inicie o dia bebendo água, o que garante uma determinada quantidade e dá estímulo para seguir ingerindo ao longo do dia.
*Intercale água e chimarrão.
*Coloque o consumo de água como uma prioridade, como uma tarefa do dia a dia.
*Aproveite as práticas de atividades físicas para ingerir mais quantidade de água.
*Beba água a cada vez que vai ao banheiro. Dessa forma, poderá lembrar de ingerir mais líquido.
*Tenha uma garrafa ou um copo grande, assim precisará encher menos vezes.
*Adote uma garrafa para facilitar o processo. Assim, se consegue contabilizar facilmente a quantidade já ingerida por dia e o quanto ainda falta. Se tiver uma garrafa de 500ml, e sabe que precisa consumir dois litros de água ao dia, por exemplo, até o final do dia precisará ingerir quatro garrafas de água.
*Estabeleça metas de ingestão ao longo dia. Se o consumo adequado é de dois litros de água ao dia, divida em quatro vezes de 500 ml, por exemplo, e estipule quais serão os horários para alcançar cada meta.
Consumo
O consumo ideal de água é de 35ml por quilo corporal. O cálculo, para saber se a quantidade ingerida está adequada é o peso do indivíduo, multiplicado pela quantidade indicada em mililitros pelo quilos. O cálculo fica o seguinte, por exemplo: 70×35= 2,5 litros é o necessário para essa pessoa, com 70 quilos.
Apesar de o chimarrão ser uma excelente bebida, sua maior função é agir de forma diurética, dessa forma, não hidrata. O mesmo vale para frutas com bastante líquidos e sopas. Para o consumo de água, contabilize somente a ingestão de água.
“Beber água no inverno é algo que nem sempre teremos vontade de fazer, mas existem coisas que não podemos esperar pela vontade, e a água é a principal delas.”
CAROLINE RUSCHEL
Nutricionista