O 5º Festival de Balonismo de Venâncio Aires inicia nesta terça-feira, 19, e segue até o domingo, 24, no Parque Municipal do Chimarrão em Venâncio Aires. A programação do evento está recheada de atrações para adultos e crianças com shows, stand-up, feiras e gastronomia. Lembrando que não haverá cobrança de ingresso no evento. Confira a seguir algumas das atrações musicais.
O evento é uma realização do jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM e Prefeitura de Venâncio Aires. Tem como apoiadores a Jung Balonismo e a Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).
Grupo do Bola
Na terça-feira, 19, véspera do feriado da Consciência Negra, o Grupo do Bola sobe no Palco Terra FM, às 23h, para levar o samba e o pagode para o público do festival. É a primeira vez do grupo no evento e a expectativa é de energia lá em cima. “O pessoal de Venâncio e região sempre nos recebe muito bem e, com certeza, não vai ser diferente dessa vez”, afirma o percussionista Matheus GDB. O público pode esperar as releituras e versões de músicas já conhecidas e outras do último álbum gravado, em especial a música de trabalho do grupo, ‘Essa morena’.
Confraria do Rock
O rock estará em evidência com a Confraria do Rock na quinta-feira, 21, a partir das 19h. O Palco Terra FM receberá a banda venâncio-airense Maquinados, o cover oficial do Charlie Brown Jr e a Comunidade NinJitsu.
O empresário Luiz Paulo Assmann Júnior, idealizador da Confraria do Rock, destaca que todos estão empolgados para realizar mais uma edição do evento. “Conseguimos dar rumo a um dos nossos objetivos, que é mostrar os talentos locais e regionais, e incentivar e fomentar a música e o rock local”, avalia. Segundo ele, serão três shows imperdíveis.
A Maquinados, de Venâncio Aires está voltando à ativa com sua formação original, e este será o primeiro show aberto ao público. O vocalista Thomás Lenz destaca que se apresentar para o público após cinco anos será especial. “Estamos retomando nosso repertório para este show especial, mas ainda não sabemos se faremos mais shows.” O público pode esperar canções autorais e releituras de músicas. “É aqui que a gente formou a banda, onde tudo aconteceu, onde aprendemos a ser pessoas e profissionais”, ressalta Lenz.
Banda Modello
Com novidades, a banda Modello se apresenta na sexta-feira, 22, às 20h30min no Palco Terra FM. “Estamos muito felizes de retornar a Venâncio Aires, vai lindo demais poder rever os fãs e amigos para curtir com a gente esse evento grandioso”, ressalta o vocalista e compositor Joel Carlo. É a primeira vez da banda no Festival de Balonismo.
Os presentes poderão esperar um show autêntico e de música boa, junto à nova formação da Banda Modello, que é de Montenegro. “Nosso estilo e sonoridade são um grande diferencial e estamos empolgados para mostrar isso às pessoas.”
Para o show, a banda promete levar alegria e música boa junto com a diversidade de ritmos. Joel reforça que a galera pode esperar autenticidade e um repertório diferenciado, com a energia do bailão e a sonoridade pop e atual da música nacional.
Celebration Band
No sábado, 23, às 21h30min, o Palco Terra FM recebe a Celebration Band com a sua identidade retrô que agrada gerações. O empresário da Celebration Band, Leandro Kuhn, ressalta que será a primeira vez da banda no evento. “Tocar para a nossa gente é algo muito bacana porque as pessoas podem ver o crescimento e evolução da Celebration Band ao longo desses 10 anos de existência”, ressalta.
Para este show, segundo ele, o público pode aguardar um repertório com músicas classicas do estilo retrô e que convidam todos a cantar junto. Além disso, a banda vai apresentar canções que estão gravadas para divulgação no canal do YouTube.
Rodado 15
Para encerrar o 5º Festival de Balonismo com chave de ouro, a Rodado 15 se apresenta no domingo, 24, às 19h, no Palco Terra FM. O baterista do grupo, Luís Carlos Kroth, destaca que é a segunda vez da banda no evento. “Nossa expectativa é poder rever as pessoas que já curtiram nosso trabalho, e além disso o desejo é de podermos encantar, divertir e interagir com o público de uma maneira simples, do nosso jeito, fazendo com que essas pessoas se permitam sentir as emoções e lembranças que cada música transmite.”
Ele antecipa que os presentes poderão acompanhar grandes clássicos da música nacional e internacional que marcaram época. “Tocamos só músicas conhecidas que a galera conhece e canta junto. Nosso set list é 70% voltada ao estilo flashback, mas procuramos ter um repertório eclético, inclusive com canções autorais”, observa Kroth.