Reunião decidiu pela realização da exposição e pela adiamento da festa
Reunião decidiu pela realização da exposição e pela adiamento da festa (Foto? AI/Prefeitura)

Agendada para os dias 5, 6 e 7 de dezembro, a 15ª Exposição Estadual de Orquídeas Laelia Purpurata em Mato Leitão. O evento, no ginásio da Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), integra o calendário da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO). Reunião ocorrida no Centro Administrativo, sexta-feira, 8, estabeleceu apoio da municipalidade ao evento. Também ficou definido pela não realização da 5ª Festa das Orquídeas. A ideia, ao fim da última edição do evento, em 2023, era de promover o evento em 2025 e, a partir daí, a cada dois anos. Mas, manteve-se a posição anterior, de promover o evento uma vez por mandato. A expectativa fica para 2027.

Também ficou definido, no encontro, pelo adiamento da Festa das Orquídeas (Foto: AI/Prefeitura)

A presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), Lovane Gross, afirmou, no encontro, que a expectativa é, novamente, de uma grande exposição. Em 2023, o evento reuniu mais de 1,2 mil plantas (recorde), com 151 expositores de 22 associações do Rio Grande do Sul. Informou, também, que associados da entidade seguem participando de exposições pela região e Estado, divulgado o evento marcado para dezembro. O próximo compromisso é nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na Exposição Regional de Marques de Souza. Até dezembro estão previstas participações em dez exposições.

O prefeito Arly Stöhr (Flecha) garantiu apoio ao tradicional evento, nas presenças do gestor de Governança, Carlos Alberto Bohn; da secretária da Educação, Cultura e Desporto, Eunice Inês Heuser, da coordenadora Cultural da pasta, Daniela Stöhr, e das presidentes do Conselho Municipal de Turismo, Márcia Floresta, e da Associação Comercial e Industrial (ACI), Joseline Bitsch.

Jardim

A diretoria do Nova, Lovane Gross, confirmou auxilio à Prefeitura na estruturação do Jardim das Orquídeas, junto ao Centro Administrativo. A entidade vai doar mudas da planta símbolo de Mato Leitão, para ornamentar o espaço que integra o complexo Parque Jardim das Orquídeas, ainda em obras.
No Jardim, a etapa de plantio de grama, árvores e arbustos foi concluída recentemente. Esse trabalho específico com orquídeas será em realizado nos próximos dias.