Trabalho é conduzido por quatro funcionárias, presidente Ornélio e vice-presidente Mônica (Foto: Júlia Brandenburg)
Trabalho é conduzido por quatro funcionárias, presidente Ornélio e vice-presidente Mônica (Foto: Júlia Brandenburg)

Os associados do Sindicato Rural possuem diversas vantagens. Entre os trabalhos realizados pela entidade estão a emissão do documento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), emissão da nota eletrônica, encaminhamento de auxílio-doença e orientações para a aposentadoria rural. Também são realizados contratos de parceria com o agricultor, arrendamento, locação, compra e venda, entre outros. O associado também pode agendar o trabalho de uma escavadeira hidráulica com preço reduzido.

Atualmente, o trabalho é conduzido por quatro funcionárias. A diretora financeira, Luciana Immich; Paula Sulzbacher, que realiza serviços gerais, venda e troca-troca do milho; Débora Rocha, que é responsável pelo Incra e ITR; e a assessora jurídica Isabel Cristina Oestreich. A advogada é a colaboradora mais antiga, desde 1999 no Sindicato Rural. Além disso, a vice-presidente Mônica Moraes e o presidente Ornélio Sausen também atuam no escritório auxiliando no trabalho de assistência aos associados.

Atual diretoria tem mandato até maio de 2028 (Foto: Divulgação)

Como se associar?

Interessados em se associarem ao Sindicato Rural podem até o escritório, localizado na rua 1º de Março, 1.208, no Centro de Venâncio Aires. Não é necessário ser agricultor. No entanto, que não tem bloco de produtor não pode votar em dia de eleição. “Todas as pessoas podem se associar. Jovem, homem, mulher e idoso. O Sindicato é para todos, não somente aos que residem no interior”, comenta o presidente Ornélio Sausen.

Atual diretoria

• Presidente: Ornélio Sausen
• Vice-presidente: Mônica Cristina Fernandes de Moraes
• 2º vice-presidente: Celso Jantsch
• Secretário: Valmor Bohn
• Vice-secretário: Rogério Kist
• Tesoureiro: Inácio Roberto Gutteres
• Vice-tesoureiro: Marcos Graef

Presidentes

1- Alcides Bueno – falecido

2- Rodolfo Knies – falecido

3- Wilibaldo Ertel – falecido

4- Gervásio Alvino Pacheco – falecido

5- Ornélio Sausen – atual presidente

Entre as prioridades, o cuidado com a saúde do associado

Com a intenção de cuidar do associado e oferecer vantagens que atendam às demandas de saúde de cada um, o Sindicato Rural disponibiliza assistência médica, incluindo parcerias com dentistas e médicos do município. Às segundas e sextas-feiras, é realizado atendimento médico especializado em cardiologia na sede da instituição. Já às terças, quartas e quintas-feiras, está disponível o atendimento de clínico geral, ambas ao custo de R$ 120 por consulta.

Nestes casos, não é necessário agendar previamente, pois o atendimento é por ordem de chegada. “Além dos dois médicos que atuam na nossa sede, também temos convênio com diversos outros profissionais”, destaca o presidente Ornélio Sausen.

O Sindicato Rural também é parceiro dos dentistas Matheus Vogt, Volnei Ruaro, Rafael Santos, Daiane Ruaro e Alexandra Nazário, que atendem diariamente por meio da instituição. Neste caso, é necessário que o associado retire fichas previamente no escritório do Sindicato, na rua 1º de Março, 1.208, no Centro.

Cursos do Senar para profissionalizar o agricultor

Cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizados na sede do Sindicato Rural ou nas propriedades rurais, estão disponíveis para todos os agricultores, inclusive para aqueles que não são associados. Ao todo, o Senar oferece 228 cursos, todos gratuitos e com entrega de certificado.

“Os cursos normalmente são realizados na propriedade do interessado, mas também podem ocorrer na sede do sindicato. É necessário agendar a realização, pelo menos, com 90 dias de antecedência. Quem tiver interesse pode se informar no escritório”, explica a assessora jurídica do Sindicato Rural, Isabel Cristina Oestreich.

Curso de soldador é um dos realizados (Foto: Divulgação)

Próximos cursos

  • 21 a 24 de julho: curso de artesanato com material reciclável, na sede do sindicato
  • 28 a 30 de julho: curso de aplicação correta de agrotóxicos (NR31), em Linha Marmeleiro
  • 30 de julho a 1º de agosto: curso NR31, em Linha Leonor
  • 4 a 6 de agosto: curso NR31, em Centro Linha Brasil
  • 11 a 14 de agosto: curso de macramê, na sede do sindicato
  • 11 a 13 de agosto: módulo de turismo rural, na sede do sindicato
  • 13 a 15 de agosto: curso de aproveitamento integral de alimentos, em Vila Palanque
  • 18 a 22 de agosto: curso de confecção com lã crua, em Picada Mariante
  • 25 a 28 de agosto: curso de introdução à costura, na sede do sindicato

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos