Conheça as ações voltadas à saúde mental realizadas em Mato Leitão

-

O cuidado com a saúde mental e a promoção da vida precisa ser uma pauta constante e trabalhada ao longo de todo o ano. Entretanto, neste mês, o assunto ganha ainda mais destaque em razão da campanha Setembro Amarelo, criada justamente para intensificar o olhar sobre a prevenção dos suicídios.

Nesse sentido, a equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Mato Leitão organizou diversas atividades internas para serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central e Santo Antônio. Para abrir a programação no município, servidores e pacientes participaram da Caminhada Cívica realizada no último sábado, 31 de agosto. Na oportunidade, aconteceu a distribuição de fôlders informativos e de bilhetes com frases motivacionais.

A equipe também organizou murais, que estão expostos nos dois postos de saúde, com palavras de conscientização e apoio para quem está em sofrimento. Além disso, será preparada uma parede com balões para a realização de uma dinâmica nas unidades de saúde.

Nos balões estarão expostos sentimentos, positivos e negativos, e cada pessoa poderá escolher um para estourar. Dentro, estará uma mensagem de motivação sobre a emoção escolhida. Para os profissionais, a campanha Setembro Amarelo é importante para quebrar o tabu existente em relação à prevenção do suicídio.

De acordo com eles, é necessário falar sobre o assunto e, principalmente, não banalizar o sofrimento ou os pedidos de socorro. Além disso, o grupo tem feito um trabalho de análise de informações referentes às tentativas e aos suicídios na Cidade das Orquídeas para que se tenha dados para subsidiar a criação de ações no município.

A equipe também percebe um aumento na busca pelos serviços nos últimos anos, que foram intensificados após a pandemia de Covid-19 e a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em abril e maio. “É preciso quebrar o preconceito. O silêncio é a maior causa de sofrimento das pessoas”, ressalta a psicóloga Valdireni Kronbauer Leonhardt.

“O foco e o objetivo do nosso trabalho cada vez mais precisa ser em prevenir, porque atendemos muitos pacientes crônicos. A orientação é que as pessoas não esperem chegar ao limite para procurarem ajuda, mas sim que elas nos busquem quando perceberem o início do sofrimento”, complementa a psicóloga Priscila Schonarth.

Equipe da saúde aproveitou a Caminhada Cívica para divulgar as ações do Setembro Amarelo (Foto: Reprodução)

Equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde

  • Psicólogas Priscila Schonarth e Valdireni Kronbauer Leonhardt
  • Técnicas de Enfermagem Eliane Inês dos Santos e Jordana Heinen
  • Assistente social Maicon Fernando dos Santos

A potência dos trabalhos em grupos

Uma das frentes de trabalho adotadas pela Secretaria de Saúde da Cidade das Orquídeas envolve o trabalho em grupos. “Os grupos são muito potentes. Eles oferecem uma rede de apoio e sigilo e a oportunidade das pessoas se vincularem umas com as outras”, menciona a psicóloga Priscila Schonarth. A ideia dos profissionais, inclusive, é intensificar esse trabalho coletivo.

Hoje, há três modalidades de grupos já em atividade. Os Grupos de Acolhida são realizados em dois horários no posto de saúde em Vila Santo Antônio e um na unidade do Centro. De acordo com os profissionais, esses grupos funcionam como uma porta de entrada para o serviço de saúde mental no município.

“Nós recebemos as pessoas novas que chegam, avaliamos e dependendo da situação encaminhamos para os atendimentos individuais. Existe uma espécie de triagem. Mas também tem muitos pacientes que entendemos que podem continuar no grupo e eles seguem realizando as atividades coletivas”, destaca a psicóloga Valdireni Kronbauer Leonhardt. Ela também explica que o Grupo Acolhida é permanente e que para participar não é necessário ter encaminhamento médico, basta procurar a unidade no horário em que eles são realizados.

Além disso, há grupos de Oficinas Terapêuticas, que ocorrem quinzenalmente, todas as segundas-feiras, em forma de revezamento entre as duas unidades de saúde. Já são cerca de 30 mulheres que participam das ações. As Caminhadas Orientadas também são oferecidas para os pacientes. Elas acontecem todas as terças e quintas pela manhã no Centro e em Vila Santo Antônio.

Novidade para este ano, o grupo de dependência química e alcoolismo, começou a ser realizado no fim de julho no posto de saúde do Centro. Os encontros são quinzenais e sempre nas segundas-feiras, a partir das 18h. Dúvidas sobre o serviço podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 99537-1225. Em breve também devem ser retomados os grupos de tabagismo. Quem tiver interesse já pode se inscrever nas duas unidades de saúde. Outra atividade que deve começar ainda neste ano é a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Uma das atividades ofertadas aos pacientes são as Oficinas Terapêuticas, tanto no Centro quanto em Vila Santo Antônio (Foto: Divulgação)

Horários dos Grupos de Acolhida

  • UBS Santo Antônio – Quintas-feiras, das 8h às 9h e das 10h às 11h
  • UBS Central – Terças-feiras, das 8h às 9h

Encontros do Grupo de Dependência Química e Alcoolismo

  • 9 e 23 de setembro
  • 7 e 21 de outubro
  • 4 e 18 de novembro
  • 2, 16 e 30 de dezembro

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido