Dedicação, responsabilidade e compromisso são palavras que representam o trabalho dos casais festeiros na 147ª Festa de São Sebastião Mártir. Envolvidos com a festa desde que foram nomeados festeiros, em 2022, os casais Sidenio e Eva da Fonseca, Wolmir Weber e Yana de Oliveira e Marciano Becker e Maria Tarreli, são os porta-vozes do evento. A partir desta quinta-feira, 19, eles vivem os dias da festa, preparada e organizada com o empenho de cada um, juntamente com demais pessoas da Paróquia Católica e de voluntários. Mas antes da festa começar definitivamente, conheça agora um pouco mais de cada família.
*Com informações do Jornal A Palavra da Paróquia
Família Garcia da Fonseca
Sidenio Garcia da Fonseca, 65 anos, é aposentado como mecânico de manutenção industrial, casado com Eva Sirlei da Fonseca, 61 anos, que antigamente era agente de saúde municipal e atualmente é do lar. O casal tem dois filhos, o Marcelo e o Paulo Roberto; duas noras, Viviane e Lovete; e quatro netos: Tainá, Yago, Pedro e Matheus. Além disso são dizimistas da Comunidade São Brás, do bairro Macedo. Sidenio é um dos responsáveis pela galinhada na comunidade e Eva tem uma longa caminhada como ministra.
Para o casal ser festeiro da festa é um sonho que virou realidade e um desafio que estão buscando e conquistando. “Acreditar nos caminhos que Deus traça em nossas vidas e ter fé, pois com Deus tudo é possível. Conhecemos muitas pessoas e fizemos muitas amizades para vida”, afirmam.

Família Oliveira Weber
Wolmir Roque Weber, 55 anos, é técnico de enfermagem aposentado, funcionário público concursado, e atualmente está trabalhando na Prefeitura Municipal, na área da saúde. É casado com Yana Flores de Oliveira, 48 anos, aposentada do comércio e atualmente cuidadora de idosos. O casal tem duas filhas, Emily e a Jenifer. A família é dizimista na Comunidade Matriz, no Centro, e fazem parte do Movimento de Cursilho de Cristandade e da Pastoral Familiar.
Para os dois, assumir como festeiros é uma grande responsabilidade e uma forma de sair da zona de conforto, abraçar um novo caminho e colocar os talentos e serviços em doação ao próximo. “Mesmo quando surgem dificuldades levantamos a cabeça e não desanimamos, pois São Sebastião sempre está conosco. Foi um ano totalmente diferente de todos os já vividos, adquirimos muitas amizades, conhecimentos, desfrutamos de momentos inesquecíveis e lembranças que ficaram gravadas para sempre em nossas vidas. O sentimento já é de saudade”, destacam.

Família Tarreli Becker
Marciano André Becker, 49 anos, é formado em Gestão de Processos Industriais, trabalha na CB Indústria de Artigos de Metal, e é casado com Maria Janete Tarreli. Ela é bacharel em Administração, e trabalha como coordenadora de RH na Fundição Venâncio Aires. O casal tem dois filhos, Kathleen e Gabriel. A família é dizimista na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito e atuam como visitadores do batismo, nas equipes de liturgia e animação. Maria é catequista de Crisma de jovens e adultos, ministra e integra a Pastoral da Comunicação da Paróquia.
O casal resume o ser festeiro como uma bênção em suas vidas, que carrega responsabilidade, respeito e devoção de tantos irmãos e irmãs. “Esta vivência nos ensina a ter um olhar mais empático, carinhoso e compreensivo; pois está sendo um ano de muitas trocas com irmãos de nossas comunidades; de outras localidades, de outras religiões, e de outras idades. Um ano que estará para sempre marcado como especial em nossa existência. Muito obrigado aos que estão conosco nesta missão abençoada, e esperamos que estejamos realizando um bom trabalho”, reforçam.
