Para conhecer um pouco mais dos porta-vozes da edição da 75ª Festa Evangélica de Venâncio Aires que comemora os 139 anos da Comunidade Evangélica, a Folha do Mate entrevistou as famílias de cada casal. Os representantes foram responsáveis por auxiliar na organização da festa e, principalmente, na divulgação da programação nas comunidades da cidade e do interior do município. A festa ocorre nesta sábado, 6, e domingo, 7, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.
Família Böhm
Armin Böhm e Enia Marli Bencke Böhm, ambos com 66 anos, são um dos casais festeiros da 75ª Festa Evangélica. O casal, morador do bairro Grão-Pará, tem dois filhos: Henrique, que é casado com Patrícia Kipper pai da Amanda, de 6 anos, e Daniel, casado com Daiana e pai de dois filhos, Olívia, de 7 anos, e Martin, de 3.
O casal Böhm ressalta que, além da participação em cultos, são recepcionistas e Enia participa do Coral Evangélico. Os filhos Henrique e Daniel também têm envolvimento na comunidade. Daniel é o regente da Orquestra Evangélica, do Coral Evangélico, do Grupo Vocal Masculino da Igreja, da Orquestra Infantojuvenil e responsável pela animação de todos os cultos. Já a neta Olívia é uma das integrantes da Orquestra Infantojuvenil, com os instrumentos violino e voz, além de participar assiduamente dos cultos infantis.
Para Armin e Enia, ser festeiro é assumir um compromisso. “Nos dispomos a colaborar com a comunidade durante este um ano na divulgação da festa. Dedicamos bastante tempo e serviço para colher muitas amizades e gratidão e, no fim desta caminhada, a realização é também pessoal”, afirma o motorista. Para Enia, que é aposentada, a satisfação é ver o trabalho ser valorizado pela comunidade e pelas pessoas com as quais fizeram amizade. “É simplesmente gratificante”, completa ela. O casal reforça que o apoio da família nesta caminhada foi fundamental em todos os sentidos e momentos.
Família Fürst
O outro casal festeiro é formado por Elton Fürst, 65 anos, e Clarisse Maria Hermes Fürst, 57, moradores de Linha Tangerinas, no interior de Venâncio Aires. Os aposentados têm três filhos: Adriano, Aline e Ariel. Adriano é casado com Cristina e os dois são pais de Wesley e Isabelly. Aline é casada com Douglas e são pais de Emilly e Ello. Já Ariel é casado com Camila.
Elton e Clarisse explicam que, desde que se casaram, começaram a participar dos cultos da comunidade. Conforme os anos foram passando, compareciam com maior frequência. Em 2019, foram convidados para integrar o Grupo de Casais da Comunidade Evangélica. Os filhos e netos também se envolvem participando dos cultos.
Para os dois, ser festeiro é uma grande responsabilidade, mas eles encaram e representam toda a Comunidade Evangélica com muita seriedade. “Nosso objetivo, depois da festa, é centralizar na construção do elevador, para melhor atender os membros no acesso às salas de reunião”, explica Elton. Clarisse enfatiza que a função de festeiro é gratificante. “Fazemos muitos amigos neste tempo e conhecemos muitas localidades do interior, onde sempre fomos bem recebidos”, afirma. O casal reforça que para assumir o papel de festeiro, a ajuda e contribuição da família sempre foi importante. “Estão sempre prontos para ajudar no que for possível”, reforça Clarisse.