Consepro é o braço direito da segurança pública em Venâncio Aires

-

Foi bastante concorrida a reunião do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), realizada na noite de terça-feira, 17, na sede social do Posto Chama. Além dos integrantes da entidade, participaram familiares e convidados. Entre eles, o prefeito Jarbas da Rosa, o promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, o delegado Vinícius Lourenço de Assunção, o major Cristiano Cuozzo Marconatto, a capitão Michele da Silva Vargas, o tenente Luciano Machado Morais e o policial penal, Daniel Portella.

Conduzida pelo presidente da entidade, Dieter Knak, a reunião serviu para uma explanação dos projetos realizados neste ano e a projeção para o 2025. Entre tantos auxílios prestados à segurança pública, principalmente com a aquisição e manutenção de viaturas e material de uso administrativo, foram destacadas a construção da Sala das Margaridas, na Delegacia de Polícia, o auxílio para a realização da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, e a instalação de câmeras de monitoramento na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva).

Sobre este reforço na segurança da casa prisional de Vila Estância Nova, o diretor Daniel Portella destacou a importância do envolvimento do Consepro. “Graças à instalação destes equipamentos de última geração, temos hoje uma das cadeias mais seguras do Estado”. Portella se refere ao monitoramento que é feito pelos policiais penais e que cobre todo o perímetro da penitenciária. “Inclusive à noite, pois há câmeras com sensores de calor, que detectam a aproximação de pessoas”, revelou.

O diretor também falou sobre as obras do canil regional, construído em frente à casa prisional, com verbas do Conselho da Comunidade e apoio do Consepro; e a intenção futura de fabricar a ração dos cães. Para isso, será usada a mão de obra prisional e o excedente da ração, será doado às ONGs. “Além de podermos fazer uma ração com qualidade muito superior, os custos serão muito inferiores aos que pagamos hoje”, explicou o coordenador do canil, Diogo Blaszak.

Ainda sobre a Peva – e ratificando o aumento da segurança após a instalação das câmeras -, o promotor Pedro Porto sugeriu que todos os membros do Consepro visitem as dependências da casa prisional, para vivenciarem, de perto, alguns instantes do comportamento do sistema prisional e como ele é gerido na Peva. A intenção é agendar uma visita para o mês de março.

O promotor também destacou o trabalho do Neeja Mário Quintana, que este ano formou, no segundo semestre, mais 29 alunos e tem como diretora a professora Mariela de Borba.

Sala das Margaridas

Mencionada como ‘a menina dos olhos’ da Polícia Civil, a Sala das Margaridas foi instalada em prédio anexo à Delegacia de Polícia, usando parte da mão de obra prisional e de voluntários, com verbas do Consepro e emendas impositivas da Câmara de Vereadores, e auxílio da Administração Municipal. Ela servirá para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e a intenção é de dar todo o amparo às vítimas. No entanto, o espaço está pronto há meses, mas ainda não foi possível fazer a inauguração.

É que para isso é necessário a presença do chefe de polícia do Estado, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, ou de um representante legal. Inúmeras vezes o delegado Vinícius entrou em contato com o delegado Sodré – e até o prefeito Jarbas fez isso -, solicitando a sua presença, mas a informação é que ele não possui espaço na agenda para vir a Venâncio Aires. Por isso, a Sala das Margaridas, que contará com profissionais como psicólogos e assistentes sociais, segue fechada.

Proerd

O programa, que atinge principalmente alunos do Ensino Fundamental, correu o risco de não realizar a formatura este ano. Porém, com auxílio do Consepro, apoio da Administração Municipal e patrocinadores, foi realizado na segunda-feira, 16, formando mais 170 alunos, que aprenderam a dizer não às drogas e à violência.

Durante seu discurso, na formatura, a capitão Michele mencionou que teria que avaliar a continuação do programa para o próximo ano, devido às dificuldades financeiras e à falta de instrutores. Na reunião de terça-feira, o prefeito Jarbas mencionou que criará um programa que destine verbas para estes fins educacionais, como o Proerd, garantindo a sua continuidade. Lembrando o ano desafiador, por conta da enchente histórica, o chefe do Executivo garantiu apoiar o Consepro no que for possível. “E vamos voltar a Porto Alegre para tentar, novamente, mais efetivo para a segurança pública”, disse.

Viaturas

Para se ter uma noção do que representa o Consepro, atualmente apenas três viaturas da Brigada Militar foram adquiridas pelo Governo do Estado. O restante é com dinheiro da entidade ou que foi intermediado por ela.

Conforme o major Marconatto, até o fim do primeiro trimestre de 2025, a Brigada de Venâncio receberá uma viatura semiblindada, zero quilômetro, adquirida com dinheiro do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). “Venâncio, através do Consepro, é o município da região que mais arrecadou com o Piseg, ficando muito à frente de Santa Cruz”, referiu.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) também receberá novas viaturas no ano que vem. Segundo o tenente Morais, comandante da corporação, também será adquirida uma nova embarcação, que ficará à disposição para uso em enchentes, por exemplo.

Ao final da reunião, os presentes participaram de um jantar-festivo, preparado por Coca Klafke e Rodrigo Barreto.

“O trabalho que o Consepro presta para a comunidade é de excelência.”

PEDRO RUI DA f. pORTO
Promotor de Justiça



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido