A contadora Lori Campos já tem 48 anos de experiência na área da contabilidade. Em dezembro deste ano, comemora três décadas do próprio escritório, a Exata Contabilidade. Boa parte desta caminhada profissional ela divide com o filho Marcos Daniel de Campos.
Os dois são contadores formados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), assim como a filha Lunara, que também atuou no escritório e segue como sócia-proprietária com a mãe e o irmão, mesmo residindo no Rio de Janeiro.
“Nossa família gosta de números e gostamos do que fazemos. Para mim é uma alegria ter a parceria diária com o Marcos, que sempre foi meu braço direito”, define Lori. Para ele, que começou a atuar no escritório da mãe logo após retornar do Serviço Militar, a escolha pela área das Ciências Contábeis foi algo natural. “Eu tinha a experiência na área e ele toda a facilidade com digitação e a tecnologia, então foi algo muito positivo”, relata a contadora.
Outro motivo de satisfação para Lori é o neto Kauã Stertz de Campos, de 15 anos. Filho de Marcos, ele já demonstra interesse pela área de contabilidade e tecnologia, e acompanha os serviços no escritório.
Tecnologia e evolução na contabilidade
Para os sócios-proprietários da Exata, a tecnologia foi a principal mudança na contabilidade, ao longo do tempo. Lori lembra que, nos primeiros anos, o trabalho era literalmente manual. A escrituração fiscal – registro dos movimentos financeiros das empresas – era realizada a mão. “Usávamos caneta de tinta molhada e não podia haver erros. Quando acontecia de errar, era utilizada água sanitária para apagar e, depois de seco, preenchíamos com caneta de tinta seca”, relata.
Lori também recorda que as guias para pagamento de tributos e os registros de contabilidade eram feitos todos com máquina de escrever, assim como declarações de Imposto de Renda, que depois eram entregues, pessoalmente, na Receita Federal. As pesquisas sobre mudanças na legislação eram feitas em livros e em informes sobre as atualizações, recebidos em papel pelos escritórios. “Não tinha Google para pesquisar. Hoje tudo é digital e on-line, momentâneo. Muito diferente”, comenta.
Atualmente, o uso de recursos tecnológicos garante mais agilidade e assertividade nos serviços.
Exemplo disso é a utilização de um sistema de inteligência artificial que analisa todas as entradas e saídas das empresas. Dessa forma, é possível identificar erros e ter um parecer real de todas as atividades. “Muitas empresas pagam mais impostos do que precisam. Esse é um grande desafio”, observa Marcos de Campos, ao destacar o trabalho de assessoria e consultoria aos clientes, mostrando as melhores opções.
Outro objetivo da Exata Contabilidade, segundo Marcos, é alcançar o ‘papel zero’, tornando todos os processos digitais. “A tecnologia contribui muito com a contabilidade e nos próximos anos trará ainda mais evolução”, considera.
*Conteúdo integrante do caderno especial do Dia do Contador, publicado pela Folha do Mate no sábado, 21 de setembro.