A imunização contra o coronavírus segue em Venâncio Aires. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações de Venâncio Aires, Janete Fernandes de Souza, é percebido que há uma baixa procura pela terceira dose da vacina. “Não é mais tão frequente alguém chegar aqui sem nenhuma dose, mas um grande número de pessoas chega com muito atraso na terceira dose. Isso tem que melhorar.” Podem fazer a terceira dose ou primeira dose de reforço, todos com 18 anos ou mais, com intervalo de quatro meses da segunda aplicação.
A primeira e segunda dose já estão liberadas para todas as pessoas a partir dos 5 anos e a quarta dose ou segunda dose de reforço já pode ser feita por idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos, como pessoas em tratamento contra o câncer, aqueles que fazem hemodiálise, transplantados e com reumatismo. É importante que as pessoas consultem o seu médico para avaliar a possibilidade de receber esta dose, e apresentem, no momento da imunização, um documento que comprove a condição de imunossupressão.
- A vacinação contra Covid-19 é feita em todos os postos com sala de vacinação, com exceção da vacinação pediátrica que acontece somente no Posto de Saúde Central. Nos postos do interior, a vacinação contra o coronavírus só é feita mediante agendamento.
Números da vacinação
- População vacinável total (5 anos ou mais) – 68.118 pessoas – 100%
- 1ª dose – 62.229 – 91,35%
- 2ª dose – 55.109 – 80,90%
- 3ª dose – 29.611 – 43,47%