Cooperativa Escolar Mar de Sonhos realiza ação entre amigos

-

A Cooperativa Mar de Sonhos, da Escola Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, em colaboração com as escolas São Luiz, Léo João Frölich, Alfredo Scherer e Professora Helena Bohn, promove uma ação beneficente para arrecadar fundos que serão destinados às famílias atingidas pelas enchentes.

Com a iniciativa, foram arrecadados 37 prêmios e os números estão sendo vendidos por R$ 3, com membros da cooperativa. “A ideia é usar o valor arrecadado para comprar donativos para as famílias que foram atingidas”, explica a professora e coordenadora da Cooperativa Mar de Sonhos, Pâmela Martins Pires.

O sorteio será realizado no dia 4 de julho, em uma live no Instagram da cooperativa. A diversidade dos prêmios, especialmente os três primeiros, destaca um toque especial do interior à ação solidária.

Sobre a cooperativa

Em parceria com o Sicredi, a Cooperativa Mar de Sonhos foi criada na Escola Sebastião Jubal Junqueira em dezembro de 2022, inicialmente com 41 sócios. Hoje, é composta por 56 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Guilherme Ruppenthal, atua como presidente do projeto, enquanto Maiquéle Schoeninger, do 2º ano do Ensino Médio, é a vice-presidente.

Maiquéle Schoeninger, Lunara Lopes de Mello, Pâmela Martins Pires e Guilherme Ruppenthal (Foto: Divulgação)

Segundo a professora e coordenadora Pâmela Martins Pires, o trabalho realizado pela cooperativa escolar é de muita importância para a comunidade. Na quinta-feira, 13, foi realizada uma campanha de arrecadação de lixo nos arredores da escola. Os resíduos foram para lixeiras confeccionadas pelos próprios alunos. “As atividades da cooperativa também ressaltam o desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe dos alunos”, observa.

Conforme o presidente da cooperativa, Guilherme Ruppenthal, de 17 anos, a participação no projeto proporciona o desenvolvimento de diversas habilidades. Ele destaca que um dos trabalhos mais marcantes realizados no ano passado foi o ‘Nemus’. “O Nemus é um dispositivo semelhante a um mini GPS, que mapeia o percurso dos canos da rede hídrica, desde a caixa d’água até as residências. A iniciativa contribui para a preservação e prevenção do desperdício de água”, esclarece.

Os estudantes apresentaram o projeto na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul e foram vencedores do Inovacoopes do ano passado, na categoria de inovação e tecnologia.

Três primeiros prêmios

• 1º prêmio: um leitão e um fardo de arroz

• 2º prêmio: R$ 300

• 3º prêmio: um galo, uma galinha, uma dúzia de ovos e um fardo de arroz



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido