Presidente Heitor Álvaro Petry considerou o evento histórico
Por Caco Villanova
Prefeitos, secretários, assessores, representantes de instituições e segmentos sociais marcaram presença na manhã de abertura da segunda parte da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim). O motivo foi a assembleia geral do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), no auditório do Parque Municipal do Chimarrão. A primeira fora da sede. O presidente Heitor Petry convocou o órgão máximo de deliberação para tratar de vários assuntos, entre os quais a recomposição do colegiado e projetos aprovados na Consulta Popular, que ainda estão pendentes.
Sobre a composição do Corede, Petry informou que é integrado por aproximadamente 140 membros natos (prefeitos, presidentes de Câmara etc), indicados por instituições com assento no Corede e representantes da sociedade civil organizada (educação, turismo, sindicatos, trabalhadores, cooperativas, entre outros). “Esses membros são quem, em tomadas de decisões, detém o voto.” Algumas cadeiras mudam como mais frequência e automaticamente, explicou, como as de presidentes de Câmaras e prefeitos nas trocas de gestões. No caso das instituições e segmentos, a cada dois anos são indicados novos representantes. “A assembleia referenda as indicações.”
Também, representante do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), do Governo do Estado, abordou questões pertinentes aos projetos priorizados pelos municípios da região na Consulta Popular. Vários continuam pendentes por falta de liberação de verbas, caso do Centro Regional de Acolhimento Para Mulheres, em Venâncio Aires, segundo mais votado em 2022. O valor destinado à época era de mais de R$ 780 mil, com contrapartida da prefeitura (doação de terreno).
O ex-prefeito de Vera Cruz destacou que as assembleias do Conselho são abertas, podendo o público participar com direito à voz. No encontro de ontem também foram abordados a duplicação da RSC-287, entre outros assuntos.
Abertura
Participaram da abertura da assembleia do Corede-VRP, o prefeito Jarbas da Rosa; a vice-prefeita Izaura Landim; o presidente da Câmara, Eduardo Luft; o deputado estadual Airton Artus; o presidente da Fenachim, Vilmar de Oliveira; a vice-presidente do Corede, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e as soberanas, a rainha Marina Jantsch e as princesas Larissa Maciel e Ana Flávia Dornelles. Artus lebrou que criação dos Coredes foi iniciativa do ex-governador Alceu de Deus Collares, há mais de 30 anos, segundo ele como uma evolução ao Orçamento Participativo. Também destacou papel estratégico do Conselho na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. “Poucas iniciativas existem com o objetivo de formar recursos diretamente para a comunidade. Por isso, o Conselho ganha importância como canal de articulação e definição de prioridades reais para cada região”, afirmou.
Membros do Corede/VPR
- Diretoria Executiva: senadores, deputados federais e estaduais com domicílio eleitoral na região, prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores, presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes), ex-presidentes do Corede/VRP e representantes de instituição de ensino superior
- Representantes da Emater/RS–Ascar, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Parque Científico e Tecnológico Regional (Tecnounisc)
- Indicados pelos sindicatos do meio rural, do comércio, de serviços e da indústria
- Indicados pelas entidades empresariais, do meio rural, do comércio, de serviços e da indústria;
- Associações de caráter comunitário das áreas rural e urbana e cooperativas
- Representante de micro e pequenos empresários
- Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e Associação de Turismo da Região Centro-Serra (Aturcserra)
- Sociedade civil legalmente organizada (entre, profissionais liberais, entidades religiosas, clubes de serviço, entidades culturais, de promoção social, movimentos ecológicos, de defesa da cidadania e similares)
- Agremiações Estudantis
- Órgãos públicos estaduais na região
- Áreas da educação, da saúde, do meio ambiente, da segurança pública e da agroecologia e/ou produção orgânica
- Organizações não governamentais e fundações
- Conselho de Usuários da RSC-287
- Comitê Pardo
- Entidade de defesa ou atendimento de pessoa com deficiência
- Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisval) e Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/Jacuí)