Foi realizado, na manhã desta terça-feira, 20, na B3, em São Paulo, o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O vencedor foi o Consórcio Aegea, com uma oferta de R$ 4.151.508.819,45 bilhões pela alienação das ações da companhia. O consórcio é líder no setor privado de saneamento no Brasil.
O arremate ocorreu um dia depois de a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) derrubar uma liminar que suspendia o certame. O valor da única proposta apresentou fechou com ágio de 1,15% em comparação ao valor mínimo de R$ 4,1 bilhões.
Atualmente, a Corsan atende 317 municípios, entre eles, Venâncio Aires. “A gente ofereceu duas alternativas para os municípios. Uma foi assinar um aditivo dos prazos de contrato até 2062, na qual tivemos adesão de 78 municípios, o que corresponde a 52% do nosso faturamento. Outros 109 municípios optaram em manter os prazos vigentes”, explicou o presidente da companhia, Roberto Barbuti, durante o leilão. No Rio Grande do Sul, a Corsan atende 6 milhões de pessoas.
Em dezembro de 2021, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, anunciou que o Município decidiu não assinar o aditivo. Na oportunidade, o chefe do Executivo salientou que o documento final da Corsan não traz segurança jurídica para o Município com relação aos investimentos futuros da companhia, nem ao preço da tarifa. A decisão da Prefeitura não interfere no fornecimento de água e no recolhimento do esgoto por parte da Corsan, já que segue o contrato em vigor até 2035.
Confira a transmissão do leilão: