Cpap: revisão é essencial para resultados satisfatórios

-

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Pacientes que sofrem de apneia obstrutiva do sono tem no aparelho chamado CPAP o tratamento indicado para os problemas. A equipe da CPAPS Vale do Taquari trabalha com venda e locação de equipamentos para o tratamento e qualidade do sono em casos de ronco e apneia. A profissional Alexandra Geroldi, responsável pela unidade de Venâncio Aires, com sede no município desde 2021 e em Lajeado há sete anos, explica que os pacientes são submetidos a um exame de polissonografia, solicitado por um médico. O exame pode ser feito tanto em clínicas como em domicílio e, por ele, se identifica qual o grau de apneia ou ronco do paciente. Na Capital do Chimarrão, os exames são realizados pela Diagsono – Diagnóstico do Sono, do médico Renato Fragomeni.
Para os pacientes que já utilizam o CPAP, que trata-se de uma máscara acoplada no nariz que gera uma pressão positiva de ar e mantém as vias aéreas abertas, a indicação é manter sempre uma rotina de revisões pelo menos duas a três vezes do ano, retornar ao médico e repetir a polissonografia. “Se manter as manutenções em dia, o aparelho estará sempre melhor”, alerta.
A orientação é de retorno uma vez por mês nos primeiros seis meses de tratamento. Depois disso, é indicado o retorno três a quatro vezes por ano. “Pelo menos duas vezes no ano é necessária essa revisão, no início do verão e do inverno, pois a regulagem do aparelho muda”, acrescenta.
Da mesma forma, a orientação é refazer o exame de polissonografia a cada dois anos para avaliar a situação do paciente.

ENTENDA
A apneia é um problema que pode ser desenvolvido em qualquer idade, sendo maior incidência acima de 40 anos. O tratamento para apneia obstrutiva é feito com o CPAP, que evita que o paciente tenha ronco e paradas noturnas. “Tendo uma noite tranquila, entrando realmente no sono reparador onde ele vai ter um descanso maior e acordando melhor no outro dia”, explica Alexandra. A não realização do tratamento aumenta em até cinco vezes a chance do paciente morrer por doenças cardíacas ou derrames cerebrais. A apneia do sono causa diversos problemas ao paciente como sonolência diurna, cansaço, ronco e irritabilidade. Esses problemas podem gerar também ansiedade, depressão, pressão alta, diabetes e problemas cardíacos.

Contatos

Os exames de polissonografia em Venâncio Aires são realizados pela Diagsono, clínica do médico Renato Fragomeni, que fica na rua Tiradentes, 890, sala 201. O contato é pelo (51) 3741-5500.
A CPAPS atende no mesmo prédio, sala 203 do Centro Clínico Unimed, na clínica Dra. Ceres Buss. O atendimento é realizado nas quintas-feiras à tarde conforme agendamento. Os contatos podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (51) 99791-8588.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido