Com a confirmação da vinda de 873 doses da vacina contra a dengue para Venâncio Aires, a equipe do Setor de Imunizações já organiza a estratégia de vacinação contra a doença no município. Segundo a enfermeira coordenadora do setor, Janete Fernandes de Souza, as doses chegam na Capital do Chimarrão nesta semana e na próxima segunda-feira, 17, inicia a vacinação, que será feita somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.
Janete explica que o público-alvo serão crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias, independente de infecção prévia por dengue, no entanto, caso a pessoa tenha tido dengue, é recomendado aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal contra a dengue. A contraindicação é que mulheres grávidas ou em período de amamentação não recebam a vacina.
As idades estão dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina (de 5 a 60 anos), no entanto, a vacina (de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma) não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de óbitos no Estado.
Para se vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças e levem carteira de vacinação e documento de identificação como CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão aplicadas duas doses com intervalo de três meses, para proteção contra casos graves e hospitalizações por dengue.
Mais informações
- A vacinação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min, e aos sábados das 8h às 12h.
- 5.945 mil – é o número de crianças e adolescentes na faixa etária indicada para receber o imunizante em Venâncio Aires.
- A meta em Venâncio Aires é de cobertura vacinal de 90%.
- Após a aplicação da vacina contra a dengue a orientação é que a criança ou o adolescente fique 15 minutos em observação após o recebimento da dose. Quem tem histórico de reações alérgicas graves terá que aguardar 30 minutos até a liberação.
- Outras vacinas não devem ser aplicadas concomitantemente ao imunizante da dengue.