O representante de Mato Leitão no acendimento da Chama Crioula, que ocorre neste fim de semana, em Alegrete, é o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata. Os tradicionalistas iniciaram a viagem na madrugada de hoje, com previsão de retorno no dia 1º de setembro, às 11h, no Parque Municipal de Eventos, em Vila Santo Antônio.
“A equipe, composta pelos cavaleiros e toda a comitiva, será acomodada em dois ônibus, um caminhão e uma caminhonete, que partirão nesta quinta-feira de manhã, às 9h”, explica o vice-coordenador do Departamento de Cavalgada, Renato José Dameda.
Conforme Dameda, a entidade tradicionalista será representada por seis integrantes a cavalo. Além disso, eles participarão da Cavalgada da Integração, que envolve os CTGs Chaleira Preta e Lenço Branco, de Venâncio Aires; Bento Gonçalves, de Lajeado; e Recanto Nativo, de Monte Alverne, Santa Cruz do Sul. O tradicionalista, que participa de cavalgadas desde 2015, acumulando 3,5 mil quilômetros de cavalgadas oficiais, foi patrão do Querência da Mata durante seis anos e atualmente ocupa o cargo de conselheiro vaqueano.
Dameda explica que, até o final do dia de hoje, eles pretendem estar em Alegrete, onde vão acampar. Na sexta-feira, durante a tarde, participarão do acendimento da Chama Crioula. No sábado de manhã, já a cavalo, participarão da retirada da chama, recebendo a centelha e retornando ao município no sábado à tarde. “O trajeto de retorno entre Alegrete e Mato Leitão é em torno de 500 quilômetros”, comenta.