Ainda está em fase de finalização os últimos ajustes para a inauguração da Casa de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados de Venâncio Aires, conhecida como Casa do Imigrante. Porém, desde a primeira quinzena de março, o espaço já recebe professores e alunos para cursos e atendimentos. Na semana passada, um curso de introdução à costura e transformação das peças foi feito no local, e há a previsão de iniciar na casa mais cursos, direcionados para usuários do Bolsa Família/Auxílio Brasil, como Gastronomia, Português para Estrangeiros e Técnicas básicas de cuidador de idosos.
Quem foi uma das participantes do curso de costura e agora já tem uma fonte de renda é Nerelsys Josefina Garcia, 28 anos, que é venezuelana e participou da oficina pela primeira vez. “Aprendi bastante e em pouco tempo, agora sei fazer turbantes, bolsas, sacolas, toucas e aventais.” A intenção da jovem é adquirir uma máquina de costura própria. Nerelsys é mãe de três filhos e está em Venâncio há praticamente três anos. “Aprendi muito rápido, a professora veio com os moldes, nos passou as primeiras instruções e saí costurando de lá”, conta. Atualmente, ela é dona de casa, mas quer se especializar ainda mais e vender peças confeccionadas por ela.
A instrutora do curso foi Elizete Mognon, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e as máquinas de costura foram emprestadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Participaram do curso, de quatro dias, sete pessoas, sendo três imigrantes e quatro brasileiras.
Acolhimento
A casa tem o objetivo de ser a sede do setor de atendimentos aos Imigrantes, Apátridas e Refugiados da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Segundo a estagiária Simone Rodrigues dos Santos Chaves, devem ser feitos ali todos os primeiros atendimentos aos imigrantes, encaminhamento de documentação, orientações, além das oficinas e cursos que estarão disponíveis. No momento, Simone afirma que estão aguardando a vinda de assistentes sociais e psicólogos para auxiliar na atuação da casa, assim como está para ser nomeada uma nova pessoa para o cargo de coordenador(a) do setor.
Com o repasse de R$ 641 mil do Governo Federal, devem ser feitos os ajustes para inauguração da casa, como instalação de placas na fachada, compra de computadores e pequenas reformas internas e externas. A casa está alugada pela secretaria desde dezembro de 2021 e já possui instalação de água e luz, assim como banheiros e cozinha em funcionamento. O espaço deverá contar com estacionamento, horta e espaço com pallets, além de sala de brinquedos para crianças.
- A Casa de Acolhimento e Atendimento para Imigrantes, Apátridas e Refugiados de Venâncio Aires está localizada na rua General Osório, número 1.498, próximo da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social.
- 520 é o número atual de imigrantes que são atendidos pelo setor, sendo que 490 imigrantes são vindos da Venezuela.
- R$ 641 mil é o valor enviado pelo Ministério da Cidadania e aprovado na Câmara de Vereadores para ser repassado à secretaria para uso na casa.
LEIA MAIS: