A produção ‘Quilombo de Heróis’, roteirizada pela venâncio-airense Jaque Santos, foi disponibilizada na noite de quarta-feira, 2, no canal Afro Cena, no YouTube. Ambientada em Vila Arlindo, o curta-metragem apresenta três jovens heróis que têm os poderes baseados em referências de Orixás, divindades de religiões de matrizes africanas.
A produção conta com financiamento de R$ 25 mil da Lei Federal Paulo Gustavo (LPG) e apoio da Prefeitura de Venâncio Aires. Conforme Jaque, o filme é pioneiro por oportunizar uma mulher negra produzir cinema na região e, ainda, pela temática ambientada no universo dos super-heróis. “Em um primeiro momento, quando a oportunidade do projeto surgiu, tive aquela dúvida, ‘será que vou conseguir?’. Mas aceitei por saber que, trazer referências e conhecimento, como a pauta preta para crianças e adolescentes, é uma missão para mim”, destaca.
O roteiro é ambientado em um quilombo e retrata a história de três jovens negros que são chamados para uma primeira missão como heróis do local. Eles são liderados por Juca, um Preto Velho, interpretado pelo também cineasta Sérgio Rosa. “Este trabalho é a realização de um sonho, de dar protagonismo às mulheres, em especial, às mulheres negras. Mostrar que podemos, sim, ter heróis e heroínas negros e que uma mulher negra sonhadora do interior do estado pode produzir cinema”, finaliza Jaque.
“A mensagem é trazer referências de heróis e heroínas negros, de poderes relacionados à religião de matriz africana, esta que ainda hoje é demonizada pela falta de conhecimento. E, acima de tudo, para as crianças sonharem em ser um deles, admirarem estes heróis e se sentirem representadas.”
JAQUE SANTOS
Produtora
Saiba mais
• Os jovens heróis Akin (Loghan Conceição), Zuri (Francine dos Santos), Alika (Itamara Dörr), têm como primeira missão resgatar três crianças perdidas em uma mata.
• O filme conta com elenco de 50 artistas de Venâncio Aires, dentre eles Simone Mallmann, Clara Lopes, Janaina Porto, Ederson da Costa e Perla Santos – esta de Porto Alegre.
• A direção ficou a cargo de Sérgio Rosa, ao lado de Jaque Santos. Como diretor de fotografia e edição, Filipe Back, responsável também pelos efeitos especiais. “Dirigir esse filme foi muito desafiador. Fazer um filme de super-heróis é andar sobre uma linha tênue entre o sucesso e o ridículo, aos olhos do publico. Mas topei o desafio me dado pelo roteiro da Jaque”, diz Sérgio Rosa.
O filme ‘Quilombo de Heróis’, de 26 minutos e 20 segundos, está disponível no canal Afro Cena no YouTube.