Eles moraram no interior a maior parte do tempo de suas vidas. Valéria Nelcy Oestreich, 76 anos, é natural de Linha Isabel, mas também já residiu em Linha Cachoeira. O mesmo caso é do companheiro Arno Vogel, 79, que nasceu em Centro Linha Brasil e morou por 48 anos em Linha Marechal Floriano, no interior de Venâncio Aires.
Valéria era agricultora e em 1989 decidiu residir na área urbana. Na época, iniciou os trabalhos no antigo Supermercado Marquetto. Vogel, como é conhecido, era pedreiro e trabalhou em construções, mas hoje também está aposentado. Há 10 anos, decidiram morar juntos no bairro Gressler.
“No início foi difícil acostumar com a rotina da cidade. Senti falta do interior, do lugar que cresci e vivi maior parte do tempo. Agora estou acostumado. Muitas coisas mudaram, tem posto de saúde, supermercado, farmácia e fruteira perto de casa e isso facilita a nossa rotina”, conta Vogel.
Na avaliação de Valéria, o bairro Gressler é muito seguro. A rua Emiliano de Macedo, na qual reside há 35 anos, é calma e com pouco movimento de carros e de pessoas. Como destaque de diversão no bairro, aos finais de semana, o casal participa dos bailinhos da terceira idade e uma vez por mês no jogo de bolãozinho na sede da Comunidade Católica Santa Rita de Cássia.
Além disso, Valéria adora jogar bingo que ocorre na sede da Associação dos Moradores do bairro Gressler e, pelo menos duas vezes na semana, se reúne com as amigas para jogar Pife, nas segundas e quartas-feiras. O passatempo de Vogel também é jogar carta. Durante a semana ele se reúne com os amigos para jogar o ‘Schafkopf’, jogo de cartas com o tradicional baralho. “A tradição do jogo é antiga. Aprendi quando criança e me contaram que foi trazido para o Brasil pelos imigrantes alemães”, lembra.