“Dar o meu máximo desde o primeiro dia”, destaca venâncio-airense convocado para a Seleção Brasileira de basquete Sub-18

-

Cria das categorias de base do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, e, atualmente, atleta do elenco profissional no Novo Basquete Brasil (NBB), o ala/armador venâncio-airense Thaylor Gabriel Fagundes dos Santos, de 18 anos, foi convocado para a pré-lista da Seleção Brasileira para a Copa América Sub-18. Foram 19 jogadores confirmados para os treinamentos realizados em Barueri, no interior de São Paulo, mas sete serão cortados da lista final que viaja para o torneio em Buenos Aires, na Argentina.

Segundo Thaylor, a reação ao saber da convocação foi de felicidade e afirma que já esperava a oportunidade, pois recebeu indícios por parte de treinadores da seleção há alguns meses. “Mesmo assim, estava ansioso. Quando veio a convocação, foi uma alegria imensa, um sentimento de dever cumprido”, comemora.

Leia mais: Promessa venâncio-airense é destaque no União Corinthians

Ele destaca que esta é uma forma de recompensar todo o trabalho dos últimos anos, que sempre contou com o apoio dos treinadores e da comissão técnica do União Corinthians. “O treinador Rodrigo [Silva] sempre me falou que tudo dependia só de mim. Se eu merecesse, tivesse foco nos treinos, ele daria oportunidades. Isso me deu muita confiança para o meu desenvolvimento”, diz o jovem.

Copa América

O torneio será disputado em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 3 e 9 de junho, sendo caminho obrigatório para o Mundial Sub-19 de 2025. Além de Thaylor, outros 18 atletas foram convocados para os treinos. Os jovens se apresentam no dia 17 de maio e treinam até o dia 31, em Barueri, interior de São Paulo. Dos 19 jogadores, sete serão cortados até a viagem para a Argentina. Participam da competição o Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, República Dominicana, Belize, Porto Rico e Venezuela.

Conforme Thaylor, as expectativas são altas. “Trabalho bastante por esse momento, sempre visualizei essa convocação, a expectativa é dar o meu máximo, desde o primeiro até o último dia”, relata. O jovem se diz confiante de que estará na lista final da competição, “sentimento de que dará tudo certo”, completa.

Leia mais: Saint’s Family é o basquete 3×3 de Venâncio

O grupo será dirigido por Bruno Savignani, que também faz parte da Seleção adulta, e terá como auxiliar Renan Custódio, campeão paulista sub-18 e 20 com o Corinthians e hoje treinador do Sub-20 e 22 do Paulistano. A coordenação técnica será de Demétrius Ferracciú.

O sorteio dos dois grupos de quatro equipes ainda será realizado. Após a divisão das chaves, o formato de disputa terá as equipes se enfrentando dentro dos grupos, com os dois melhores de cada avançando às semifinais e depois à decisão.

“Temporada especial”

No segundo ano junto do elenco profissional do União Corinthians e o primeiro com oportunidades em quadra, Thaylor tem 28 jogos no NBB e a maior pontuação foi contra o São José, quando anotou 12 pontos. Segundo ele, tem sido uma temporada especial , pelas oportunidades que teve e o desenvolvimento obtido. “O jogo profissional tem caras maduros, mais velhos e mais fortes, então você tem que estar atento aos detalhes. Melhorar a parte física e o entendimento de jogo, pois não é comum ter moleques com a minha idade tendo minutagem no NBB. Isso foi muito importante para o meu crescimento”, enfatiza o ala/armador.

Convocação

Armadores
Thaylor (União Corinthians)
Jonathan Jojô (Pinheiros)
Matheus Jamelão (Corinthians)
Pedrinho Lucas (Valencia-ESP)

Ala/armador
Jackson de Andrade (São Paulo)
Junior Kemm (Get Better Academy-FRA)
Zion Sampaio (Saint Andrews-EUA)
Diogo Alves (Lakeridge-EUA)

Alas
Pedro Pastre (Stella Azzurra-ITA)
Patrick Otey (Cats Academy-EUA)
Murilo Kuehne (Minas Tênis Clube)
Vinicius dos Santos (SESI Franca)

Ala/pivô
João Gluck (Murcia-ESP)
Enrico Borio (Broward-EUA)
Mathias dos Santos (Bétis-ESP)

Pivôs
Gustavo Guimarães (Riviera Prep-EUA)
Gabriel Ferreira (NBA Academy-MEX)
Isaque Duarte (Flamengo)
Anthony Goerino (Pinheiros)



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido