De ajudante do pai a um dos responsáveis pelo setor de engenharia da RGE

-

Na edição do dia 17 de outubro de 2003, há exatos 20 anos, a Folha do Mate publicou na página 6 do caderno Fim de Semana, reportagem especial com o eletricista Antônio Espíndola Prestes, então com 42 anos de idade. Profissional que atuava há 23 anos, tendo aprendido o ofício em um curso realizado no Exército e os que fez posteriormente, o eletricista casado e pai de um casal de filhos contou sua trajetória. Antônio, que anos depois acabou falecendo em decorrência de problemas de saúde, ressaltou a importância de sempre se contratar profissionais capacitados e de usar as ferramentas certas para fazer um serviço de excelência.

Quem conhecia Antônio lembra que as vezes o filho Elemar, hoje com 38 anos, o acompanhava. Na época, Antônio usava um Ford Corcel para fazer seus deslocamentos e a paixão também foi repassada ao filho. “Segui na profissão ensinada pelo meu pai e também tenho o meu Corcel”, se orgulha Elemar Silveira Prestes, que é casado e pai de dois filhos.

Desde muito novo, Elemar acompanhava o pai. Os anos passaram e ele tentou a carreira de jogador de futebol, mas acabou voltando ao ramo da eletricidade, estudou e fez um curso de eletrotécnica. Foi nesta época, em 2011, que ingressou na RGE, atuando como eletricista em uma célula em Bento Gonçalves.

Com o passar dos anos, o filho de dona Diva Maria Silveira Prestes e irmã da Cauana retornou a Venâncio Aires e hoje atua como técnico de obras e manutenção. “E sou um dos responsáveis pelo setor de engenharia e obras da região atendida pela base de Venâncio Aires”, salienta.

Ao falar do pai e da profissão, Elemar deixa claro que ele foi seu maior incentivador e lhe deixou claro que ele deveria estudar e se capacitar para ser um expoente na profissão e não só mais um eletricista. “O pai sempre dizia pra caprichar no serviço, agradar os clientes, pois isso é um diferencial”, resumiu o pai do Kalleby, de 12 anos e da Mariah, de 4 anos.

O ofício de Antônio também está sendo seguido pelo genro, Ronã, que é policial militar e nas horas vagas trabalha como eletricista. E para se especializar na área, o pai da Antônia, de 8 anos, está cursando engenharia elétrica.



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido