De joelhos, os moradores de Picada Augusta, no interior de Cruzeiro do Sul, Felipe Carvalho e Raquel Ulsenheimer, ambos de 29 anos, percorreram a pista de laço no Parque Municipal das Orquídeas no fim da tarde do último sábado, durante a abertura da 15ª edição da Festa Campeira Estadual do CTG Querência a Mata. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, dentre elas 350 laçadores, no último fim de semana.
Junto deles, estavam o irmão de Felipe, Alessandro Carvalho, e Angela Maria Bergenthal, amiga da família e integrante da entidade tradicionalista. O ato marcou o cumprimento de uma promessa feita por Alessandro na última edição do evento, em dezembro do ano passado, quando ele pediu pela recuperação do sobrinho e afilhado, Valentin Ulsenheimer de Carvalho, de 3 anos, filho de Felipe e Raquel.
O pequeno foi diagnosticado com leucemia em junho de 2021 e segue fazendo o tratamento, mas tem evoluído bem. Segundo Felipe, o momento foi para agradecer pela saúde do filho. “Temos que agradecer por ter dado tudo certo até aqui e, se Deus quiser, vai continuar assim”, ressalta.
Além das pessoas de joelhos, Valentin, em cima do cavalo, percorreu o trajeto da pista segurando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma tradição nas aberturas de rodeios e festas campeiras. O filho mais novo de Felipe e Raquel, Joaquim Ulsenheimer de Carvalho, de 1 ano, também participou montado em um cavalo, que era conduzido por Cristiano Jeremias Loeblein, compadre de Felipe e Raquel.
“Foi muito emocionante poder estar ali com o Valentin. Ele está indo muito bem no tratamento, está cada dia melhor, graças a Deus. Também é gratificante saber que temos amigos ao nosso lado para tudo que precisarmos”, salienta Felipe.