terial escolar, uniforme, calçado, etiquetas, livros, lancheira… a lista é longa. A poucos dias do início do ano letivo nas escolas, o momento é de preparação para deixar tudo encaminhado para a volta às aulas. Seja para quem ingressa na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou já na formação superior, são tantos os detalhes para que a nova temporada de estudos comece, que a famosa ‘checklist’ é necessária para que nada seja esquecido.
Na fase da infância, essa organização é ainda mais necessária, já que são muitos os itens pedidos, da borracha à mochila. E, para as famílias com mais de uma criança, a tarefa multiplica. Se você ainda não está com tudo pronto, nós te ajudamos com uma lista para não deixar nada para trás e facilitar a rotina.
MATERIAIS
As escolas disponibilizam uma lista de materiais de acordo com a turma que o aluno vai frequentar. Itens como folhas e tintas são necessários adquirir. Estojos, lápis e mochila, por exemplo, podem ser reaproveitados do ano anterior. Aproveite para conferir o que pode ser utilizado novamente e o que necessita de reparo ou limpeza.
ETIQUETAS
Principalmente nos anos iniciais, é solicitado que os materiais sejam levados identificados. Para facilitar, empresas do ramo gráfico disponibilizam opções de etiquetas adesivas prontas em tamanhos variados, o que contribui no momento da colagem nos itens.
VESTUÁRIO
É momento também de conferir se o tênis para as atividades de Educação Física ainda está servindo e para adquirir o chinelo ou sandália para usar nos primeiros meses, que devem ser ainda de calor. Algumas escolas trabalham com uniforme, o que facilita a questão do vestuário. Para aquelas que não tem, é momento de conferir se tudo que está no guarda-roupas ainda serve e se o número de peças é suficiente para não precisar lavar roupas todos os dias.
ALIMENTAÇÃO
Hidratação é necessária sempre, principalmente nos meses de calor. A dica é adquirir uma garrafa d’água para o estudante manter sempre perto na sala de aula. Para as crianças, os modelos variados de personagens chamam a atenção e até incentivam a ingestão de água, algo tão importante para a saúde. Há possibilidade, também, de encomendar um copo/garrafa personalizado.
Para quem precisa levar lanche, a dica é projetar um cronograma para melhor organização e para não enjoar de comer sempre a mesma coisa.
Ansiedade para o início da nova fase
Na família de Gabriel Wildner, 5 anos, a preparação para o início do ano letivo começou antes mesmo do término de 2022, com a escolha da escola na qual ingressaria no Ensino Fundamental. Os pais dele, a contadora Nádia Hermes, 37 anos, e o coordenador de processos, Rafael Wildner, 39, escolheram o Colégio Gaspar Silveira Martins pela proximidade da casa da família – que reside no centro -, pela qualidade do ensino e turno integral.
Gabriel já frequenta a colônia de férias da escola antes do início do ano letivo. “Ele já está indo na colônia de férias para ir se acostumando com o novo ambiente, fazendo amizades e entrando no ritmo”, salienta Nádia.
Gabriel, que está prestes a completar 6 anos, vai iniciar no 1º ano do Ensino Fundamental. Dos 4 meses até o ano passado frequentava a Escola de Educação Infantil Lar da Criança – Casva, por isso o período também é de mudança.
Os pais conversaram com ele de forma muito clara e objetiva sobre a nova fase, explicando que seria uma mudança necessária e boa. “Ele nos surpreendeu. Sempre foi tímido, mas explicamos que agora ele iria para uma escola de gente grande, ia aprender a ler e escrever. Desde o primeiro dia foi faceiro e está gostando bastante”, comenta a mãe.
A possibilidade da colônia de férias também auxiliou para não ficar muito ocioso em casa na rotina que exige mais atenção com a irmãzinha, Gabriela, de 2 meses. Sobre os materiais escolares, Nádia afirma que recebeu uma lista disponibilizada pela escola, que terá que ser adquirida na totalidade. A mochila e estojos do ano passado poderão ser reaproveitados.
Os uniformes também já foram providenciados, que apesar do custo, facilitam o dia a dia da família. “É uma fase linda que se inicia, vou curtir e ajudar ele nas atividades. Estamos muito empolgados com a mudança e por poder ver ele descobrir um novo mundo através das letras e números”, finaliza a mãe.