Debate sobre diversificação evidencia os rumos e desafios das propriedades rurais 

-

Na semana do Dia do Colono e exatamente no Dia do Agricultor, a produção rural foi tema do painel Gente & Negócios, promovido pela Folha do Mate e Terra FM. Na noite desta quinta-feira, 28, as empresas de comunicação reuniram quatro profissionais ligados ao setor primário para discutir a ‘Diversificação na agricultura: os rumos e desafios das propriedades rurais’.

Participaram do bate-papo o vice-presidente da Cooperativa Languiru, César Gustavo Wilsmann; a agricultora e vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes; o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin; e a produtora rural e coordenadora do curso técnico em Agropecuária da Unisc, Marina Frey.

Com apresentação das jornalistas Letícia Wacholz e Débora Kist, o debate foi transmitido, ao vivo, pelo dial 105.1 FM e pelo Facebook. Ao longo de duas horas, os participantes abordaram assuntos fundamentais para a diversificação rural. Entre eles, destacaram a importância da sucessão familiar, com a permanência dos jovens nas propriedades, o cooperativismo, as políticas públicas de incentivo à agricultura e os investimentos em tecnologia.

Atualmente, Venâncio tem mais de 60 atividades na matriz produtiva e, de acordo com os painelistas, há espaço para investir e ampliar as produções. “Mercado existe, mas a produção ainda é carente, tanto em hortaliças quanto em produtos de agroindústrias”, frisou a vice-presidente da Cooprova. O chefe do escritório da Emater, por sua vez, lembrou que a fruticultura é uma das áreas mais promissoras no município. A produção de grãos, a proteína animal e a produção de leite, que têm crescido nos últimos anos, também foram citados como potenciais.

Em meio a essas oportunidades, os participantes do debate ressaltaram a importância de garantir a permanência dos jovens no interior. “É importante que os jovens busquem conhecimento, especialização, para aplicar nas propriedades, e que haja incentivo das famílias. Que tenham orgulho de serem produtores rurais, afinal, ela movimenta uma grande cadeia”, destacou Marina, que atua na Fazenda Frey, em Linha Cecília, referência na produção robotizada de leite na região.

Projeto Gente & Negócios

O ciclo de painéis do projeto Gente & Negócios terá sequência até o mês de outubro, culminando com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2022, no mês de novembro. No mês que vem, o tema será ‘ Desafios do mercado de trabalho: mão de obra e qualificação para preencher as vagas’.



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido