A mais recente atualização relacionada à enchente do rio Taquari traz uma boa notícia para os moradores de Vila Mariante e localidades próximas. Após chegar a um nível semelhante ao que foi registrado na cheia do início de setembro, a água do manancial começa a recuar lentamente.
A informação é do coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Luciano Teixeira. Desde às 16h, segundo ele, após a estabilização, o Taquari começou a retroceder. No entanto, não é possível voltar às moradias e 160 pessoas, de 48 diferentes famílias, seguem no ginásio de Linha Mangueirão.
Durante o dia, de acordo com Teixeira, foram sete resgates com auxílio de um helicóptero. Destes, cinco foram de famílias que deixaram a região da divisa das cidades de Venâncio Aires e Cruzeiro do Sul.
O local escolhido para pouso foi o trevo de acesso a Mariante e o fluxo na RSC-287 precisou ser bloqueado, nos dois sentidos, por alguns minutos, para os resgatados pisarem em solo firme.
Com o rio baixando, aumenta a expectativa dos moradores de retornarem para suas casas em breve. Contudo, o acesso a Vila Mariante só deve ser possível na tarde desta segunda-feira, 20. No momento, não há energia elétrica nem abastecimento de água na localidade do 2º Distrito.