Atualizado às 20h35min
As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) e da Defesa Civil estão em Vila Mariante, ponto de maior atenção, com máquinas pesadas e um ônibus para agir caso seja necessário retirar pessoas de suas casas devido a alagamentos e enchentes. Na localidade, às 18h45min era registrado o nível de 10,47 metros do Rio Taquari.
A Defesa Civil emitiu alerta por volta das 17h45min, constatando rápida elevação do nível no Rio Taquari e no Arroio Castelhano. Por volta das 19h30min, o nível do Rio Taquari no Porto de Estrela era de 18,47 metros.
A projeção é de se superar os 25 metros neste local, sendo três metros a mais das cheias registradas em junho, o que acarreta em inundações, principalmente nas regiões de Itaipava das Flores, Chafariz e Santa Mônica.
As últimas medidas foram feitas às 20h, quando o Porto de Estrela registrava nível de 20,38 metros. O Rio Taquari registra aumento de nível de quase um metro por hora, em Encantado e Santa Tereza. Segundo o prefeito Jrabas da Rosa, em Vila Mariante as águas sobem cerca de 50 a 80 centímetros por hora, o que deve provocar inundações ainda antes da meia-noite desta segunda-feira, 4, nas regiões mais baixas e atingir o Centro da localidade na madrugada e manhã desta terça, 5,
Até o momento não há interrupção de vias ou moradores desabrigados. Se houver necessidade, o Parque Municipal do Chimarrão estará disponível para receber famílias.
O prefeito Jarbas da Rosa destaca que as equipes ficarão pela ruas monitorando o nível do Arroio Castelhno e do Rio Taquari. “Nossas equipes estão em alerta e de prontidão para qualquer auxílio que necessitarem. Passaremos a noite, até a manhã acompanhando a elevação e o nivel das águas, mesmo com a perspectiva de parar as chuvas agora à noite.”
O líder do executivo afirma que as equipes seguem monitorando também os perímetros urbanos de Venâncio Aires. Para emergências, o contato com a Defesa Civil é o telefone/WhatsApp 51 93505-5953.