A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires estão em estado de alerta em razão do volume elevado de chuva das últimas horas e, também, por conta das informações de estragos que chegam de municípios próximos à Capital Nacional do Chimarrão.
Até o momento, a situação mais crítica registrada em todo o Rio Grande do Sul é a de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde uma chuva de granizo destelhou casas e causou avarias em veículos, empresas e moradias. Imagens de pedras enormes foram postadas nas redes sociais por moradores.
Outra cidade bastante atingida pelo granizo foi Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari, onde também há registro de ocorrências de destelhamento. Bombeiros da região estão sendo deslocados para os dois municípios para auxiliar na reparação dos estragos e distribuição de lonas e outros materiais.
O prefeito de Restinga Seca e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulinho Salerno, emitiu nota no início da noite, por meio da qual disponibiliza um número de WhatsApp para contato de prefeitos que tenham registros de estragos em suas cidades.
De acordo com o responsável pela Defesa Civil, Jair Garcia, até o momento não há registros de problemas em decorrência da chuva em Venâncio Aires. Ele também informou que está em contato frequente com o Corpo de Bombeiros e monitorando o arroio Castelhano, cujo nível não preocupa até agora.