Delegados Schirrmann e Vinícius podem voltar a Venâncio e o delegado Guilherme, retornar a Santa Cruz (Fotos: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)
Delegados Schirrmann e Vinícius podem voltar a Venâncio e o delegado Guilherme, retornar a Santa Cruz (Fotos: Alvaro Pegoraro/Arquivo FM)

O delegado Paulo César Schirrmann deve voltar à titularidade da Delegacia de Polícia (DP) de Venâncio Aires. Um dos delegados mais antigos da região, em março ele foi retirado do cargo e passou a responder pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em lugar do delegado Vinícius Lourenço de Assunção, que foi transferido para a DPPA de Lajeado. A outra alteração diz respeito ao delegado Guilherme Dill, que assumiu em lugar do delegado Schirrmann e pode estar voltando para Santa Cruz do Sul, onde atuava na DPPA.

As alterações no comando da Polícia Civil de Venâncio foram definidas e concretizadas quando o delegado Luciano Fernandes Menezes era o responsável pela Delegacia Regional de Polícia (DRP). Com o seu afastamento, pois é alvo de investigações por possíveis irregularidades administrativas, os delegados Schirrmann e Vinícius podem ter seus cargos de volta. Atualmente, Schirrmann responde pela DP de Candelária, acumulando a função de titular da DPPA da Capital do Chimarrão. O delegado Vinícius atua no plantão da DPPA de Lajeado.

Questionados sobre o possível retorno às antigas funções, ambos disseram que não há nada definido. “A definição sobre a minha volta ou não deve acontecer até sexta-feira”, disse Schirrmann. Já o delegado Vinícius mencionou que ainda não há nada certo sobre o seu retorno. “Mas é um desejo meu.” Contatado, o delegado regional, Jáder Ribeiro Duarte, disse que as mudanças estão sendo analisadas. “Estamos verificando com o comando da Polícia Civil possíveis composições. Mas é assunto interno”.

Se estas mudanças se confirmarem, o delegado Guilherme Dill deixará o cargo que ocupa hoje. Ativo, assumiu a DP no dia 12 de março e, nestes poucos meses de trabalho, mostrou a que veio, com prisões e apreensões. O caso mais grave que enfrentou foi o latrocínio de Armando Tadeu Helfer, de 72 anos, que aconteceu na madrugada do dia 14 de junho, em Vila Estância Nova. Uma mulher foi presa nove dias depois, suspeita de ter dado fuga aos assassinos; e na semana passada foram presos os dois autores do crime. Trata-se de dois irmãos, de 19 e 21 anos, que assumiram a autoria do latrocínio.

As sondagens indicam que o delegado Guilherme Dill assumirá a 1ª DP de Santa Cruz do Sul, cargo hoje ocupado interinamente pela delegada Ana Luísa Aita Pippi. Ela é a titular da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e substituiu o delegado Menezes, que saiu da DRP e assumiu a 1ª DP, até ser afastado pela Corregedoria da Polícia Civil, no dia 26 de junho passado.

Perguntado sobre sua provável saída da DP de Venâncio, o delegado Guilherme Dill disse que já recebeu sondagens. “Mas gostaria de permanecer aqui, pois já vejo bons resultados no trabalho realizado.”

Saiba mais

  • Na semana passada, a reportagem da Folha do Mate e Terra FM teve acesso a um vídeo gravado no mês de abril deste ano, que deve ser de conhecimento do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP). Ele mostra o delegado Luciano Menezes subindo em uma escada, empunhando um alicate e, em seguida, a imagem some.
  • Ela teria sido captada por uma câmera que estava instalada na garagem da Delegacia Regional de Polícia de Santa Cruz. Questionado se o MP teve acesso ao vídeo, o promotor João Afonso da Silva Beltrame mencionou que o procedimento está em segredo de justiça, o que o impede de se manifestar. Por isso, o MP não revela o que determinou o afastamento do delegado Menezes, por um período de 180 dias.