De acordo com a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Deizimara Souza, a demolição dos prédios do antigo Instituto Penal Mariante (IPM), de Vila Estância Nova, interior de Venâncio Aires, deve começar nesta quinta-feira, 18.
A informação foi trazida em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nesta segunda-feira, 15. No local, serão construídas 72 casas pelo programa ‘A Casa É Sua – Calamidades’, do Governo do Estado. A prioridade de moradia será das pessoas que perderam sua residência em Vila Mariante.
O contrato com a empresa Local Rental Demolição, Pavimentação e Terraplanagem Ltda, de Canoas, foi assinado no dia 8 deste mês e a expectativa é de que, em duas semanas, o trabalho seja concluído. Após a retirada das edificações, caberá ao Município disponibilizar a infraestrutura adequada, como abastecimento de água, energia elétrica e saneamento. Estima-se que o custo total seja de R$ 4 milhões.
As residências serão em painéis em concreto pré-fabricado, de 44 metros quadrados, com dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas e banheiro. O prazo para entrega é de quatro meses, a partir da preparação do terreno. O espaço total é de 5,7 hectares.