A motivação para entrar na política surgiu de uma boa relação com o atual prefeito de Mato Leitão Carlos Bohn (PSDB). “Vendo o que ele fazia pelo município, tomei a decisão de tentar fazer alguma coisa a mais por Mato Leitão também”, relata Emerson Kirch, o Kiko (PSDB), 49 anos. No último domingo, 6, ele foi eleito como o vereador mais votado da Cidade das Orquídeas, com 233 votos.
O resultado, que é muito comemorado por ele, veio no mesmo ano em que foi reeleito para o quarto mandato consecutivo como vereador. Servidor público concursado da Prefeitura há 20 anos, Kiko é operador de máquinas na Secretaria de Obras, Viação e Trânsito. A filiação ao PSDB foi em 2008, mesmo ano em que ele concorreu a uma vaga no Legislativo pela primeira vez.
No pleito realizado há 16 anos, ele somou 75 votos e não conseguiu uma vaga na Casa do Povo. Quatro anos depois, em 2012, o parlamentar tentou novamente e, com uma votação maior, conseguiu garantir a tão desejada oportunidade de ser vereador da Cidade das Orquídeas. Kiko também já presidiu o Legislativo em 2018.
“Fico muito feliz de já ter conseguido muitas coisas para Mato Leitão. A motivação para entrar na política foi tentar ajudar ao máximo o nosso município a se desenvolver”, ressalta. Ele cita, inclusive, que um dos fatores que contribui para esse crescimento do município é a implantação do Distrito Industrial, que gera renda e empregos para a Cidade das Orquídeas.
Casado há 22 anos com Lisandre Thomas, 49 anos, ele é pai da Taís, de 18 anos, e do Lucas, de 10 anos. A família reside no Acesso Frederico Guilherme Schwarzbold, mas Kiko cresceu e passou parte da vida adulta na localidade de Vila Santo Antônio, no interior, onde os pais Plínio Aloísio Kirch e Arani Ignês Hinterholz vivem até hoje.
Folha de Mato Leitão: Quem é a sua maior inspiração na política? Por quê?
Emerson Kirch, o Kiko: O Carlos Bohn. Ele é uma pessoa que me inspirou para entrar na política e admiro muito ele pela humildade, pelo jeito que trata as pessoas, com todo o respeito, e por ele sempre procurar o melhor para o município. Em qualquer cargo [foi assessor da ex-deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) e já atuou no Governo do Estado] sempre procurou beneficiar o nosso município. Isso é algo que me chama muita atenção.
O que representa para você ter sido eleito vereador?
Era uma vontade que eu tinha. A gente pensa que vai ir uma vez e vai parar, mas as coisas acontecem e te motivam cada vez mais. Para mim, foi uma emoção muito grande e uma sensação única, agora, ter sido reeleito como o vereador mais votado. Fiquei muito feliz.
Por que você acha que foi reeleito?
Algo que eu adotei desde o início do meu mandato é não passar de quatro em quatro anos nas casas, mas, sim, procurar as pessoas todo o ano. Acho que as pessoas sabem o respeito que eu tenho por elas, a dedicação do meu trabalho como servidor público e como trato os moradores de Mato Leitão e trabalho pelo município. Acredito que esses fatores são responsáveis, em grande parte, por eu ter sido reeleito.
Para você, qual é o papel do vereador?
O vereador não tem recursos na Câmara para fazer projetos que dão custo para o Município. Acredito muito que o papel seja a fiscalização, ajudar com indicações e ideias para o Executivo e buscar verbas parlamentares. Trabalhei muito, junto com meus colegas, com o deputado federal Lucas Redecker (PSDB) e todos os anos ele envia recursos para Mato Leitão, e isso é uma inspiração para cada vez mais buscar verbas nas esferas federal e estadual para o Município. Acho que é um dever como vereador.
Qual vai ser a bandeira do seu mandato como vereador?
Como estou na Secretaria de Obras, serão as obras e a infraestrutura urbana e rural. Estamos fazendo asfaltos no interior e no Centro, então acho que nessa área. Mas, particularmente, eu também gosto muito da área da educação e trabalho para termos escolas cada vez melhores, com mais infraestrutura. Também na saúde, para tentar ter cada vez mais recursos nessa área.
Qual projeto, ação ou obra você considera que precisa ser feito em Mato Leitão?
Quando uma pessoa chega em um município a primeira impressão é a que fica. Então, os acessos são muito importantes. Ter uma parceria com as pessoas, cada um cuidando um pouco da frente da sua residência ou área de terra, para proporcionarmos essa boa impressão aos visitantes. Já pensei em pedir aos moradores para colaborarem, porque muitas vezes a Prefeitura faz os canteiros de flores, mas os servidores não têm como cuidar nos fins de semana, então a comunidade pode auxiliar nesse sentido. Todo mundo sai ganhando com o embelezamento do município.
Você é vereador de situação. De que forma isso influencia na condução do seu trabalho?
Já fui de oposição e hoje sou de situação. Sou uma pessoa que faz críticas construtivas. Mesmo quando eu era oposição nunca critiquei, quando tinha algo falava com o secretário e com a prefeita na época. Hoje é da mesma forma. Se tem algo que percebo que deve ser diferente, falo com o secretário e o prefeito. E se eu souber de algo errado, não deixo assim, tento melhorar as coisas.
Se você tivesse que escolher apenas uma conquista de Mato Leitão ao longo desses 32 anos de história, qual você elencaria?
O Centro Administrativo. Acho que é um marco que vai mudar a história de Mato Leitão. Ele também vai ser um ponto turístico, ainda mais com a estrutura do Parque Jardim das Orquídeas que está sendo construída em anexo. Por se tratar de um prédio novo e moderno, também beneficia os funcionários. É um ambiente arejado, com uma luminosidade melhor, e isso dá uma autoestima maior para os servidores trabalharem e para o contribuinte também. Quando vai ser atendido, ele tem mais privacidade em cada setor. Como é um prédio que tem uma estação de energia solar, é autossuficiente na geração de energia até mesmo para outros prédios públicos e isso ainda acarreta em economia na fatura de energia elétrica.