Deputado Airton Artus visita aeroporto Salgado Filho em nome da subcomissão de acompanhamento das obras

-

Audiência com o diretor de Obras e Infraestrutura da Fraport Brasil, engenheiro Cássio Gonçalves e diretor de comunicação, Rafael Guerra, nesta terça-feira, 13, na sede do aeroporto, contou com a presença do deputado estadual, presidente e relator da subcomissão de acompanhamento das reformas das obras do aeroporto Salgado Filho, Airton Artus (PDT) e do jornalista e assessor Rui Borgmann, que auxilia na produção do relatório. A subcomissão também é formada pelos deputados estaduais Guilherme Pasin (PP), Jeferson Fernandes (PT) e Zé Nunes (PT).

Na oportunidade, os representantes da Fraport garantiram que o aeroporto vai voltar a receber voos nacionais com pousos e decolagens no dia 21 de outubro e voos internacionais em 16 de dezembro. Esta semana, as companhias aéreas começaram a vender passagens para retomada de voos no aeroporto Salgado Filho. O Ministério de Portos e Aeroportos projeta 128 voos diários. O terminal fechou no dia 3 de maio, em razão da enchente no estado e passa pela reforma da pista.

O deputado Airton Artus explanou sobre a intenção do encontro de forma propositiva e se colocou à disposição como representante da Assembleia Legislativa. Esclareceu que a subcomissão para acompanhar as obras tem o objetivo de informar os colegas deputados e a população, no sentido de buscar soluções, constatando a importância do aeroporto para a economia e o turismo.

“Acompanhamos esse cronograma de vocês e viemos in loco para fazer a constatação e torcer para que tudo dê certo. Acho que dificilmente vocês vão conseguir adiantar alguma coisa. O cronograma está bem agressivo e sabemos da urgência de termos o aeroporto de volta o quanto antes, beneficiando não só a sociedade; mas para as próprias empresas que dependem do aeroporto sobreviverem”, destaca Artus.

Foto: Arthur Ghilardi/AI Airton Artus

A pista

“Foram dois mil metros comprometidos da pista antiga e mais uns 300 a 400 metros da pista nova. Conforme o engenheiro Cássio Gonçalves, a pista atual, em condições, tem dado conta da demanda em termos de capacidade e a projeção é retomar a média de 128 voos diários. E essa capacidade máxima não chegou a ser usada. Segundo o engenheiro, a pista tem espaço para crescimento. “Tem muito espaço. Mesmo antes da pandemia, quando houve uma reforma, ela não tinha ainda sido usada nem em termos de número de passageiros, nem em número de voos”, disse.

Conforme o diretor de comunicação, Rafael Guerra, a recuperação do aeroporto é a prioridade. Desde o primeiro dia, quando o aeroporto teve suas operações suspensas, foram feitos estudos de planejamento, engenharia, estratégia e execução para tornar viável uma previsão detalhada para a recuperação do aeroporto. Hoje, a operação está sendo feita em Canoas, no Terminal ParkShopping. “Conseguimos adaptar o aeroporto Salgado Filho para que os procedimentos de embarque e desembarque voltassem para seu ‘habitat’ natural. Há previsão de novo incremento de voos para as próximas semanas. A cada dia novas operações comerciais no aeroporto retomam suas operações”, explicou Guerra.

Auxílio do Governo Federal

Sobre o Governo Federal, Guerra diz que “está tudo equacionado, está tudo funcionando bem nesse sentido. O acordo com o Governo Federal é que existe um cronograma de obras para ser cumprido. Toda semana temos uma novidade. Quinta-feira, 8 de agosto, veio o anúncio do Governo Federal com a autorização para a retomada de vendas de passagens. Na sexta-feira, dia 9 de agosto as companhias voltaram a vender voos domésticos para outubro. Então, o cronograma de obras e planejamento das companhias aéreas está de acordo com o prazo de melhorias, mas para isso não abrimos mão da segurança da infraestrutura”.

Incentivos

Perguntados pelo deputado Airton, quais incentivos, por exemplo, o Governo Estadual pode ajudar para facilitar a expansão de linhas internacionais, a direção da Fraport solicitou como prioridade um desconto no combustível e também nos impostos no ICMS. O deputado disse que existe uma discussão sobre o assunto junto à Secretaria estadual de turismo. “Para vocês, quanto mais movimento, melhor e, com certeza, para todos nós, no sentido de atrair turistas, seja para o negócio, seja para o Brasil. O dinheiro precisa circular e com a normalização dos passageiros isso vai voltar a acontecer”.

Funcionários

São 270 funcionários que trabalham no aeroporto Salgado Filho, sem contar os terceiros. Com as operações suspensas, não houve demissão. Alguns trabalham em home office e outros estão cumprindo funções com o RH e departamento financeiro. Além dos 270, foram agregadas mais empresas terceirizadas. “A força de trabalho aumentou, ficou diferente, fatos novos aconteceram. Projetos que estavam inclusive em andamento como a troca das pontes de embarque, as esteiras, as equipes estão sempre em atividade”.

Testes

A Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável, uma semana antes da liberação da pista, para realizar um teste de pouso e decolagem. Os pilotos vêm com uma aeronave devidamente equipada para fazerem a aferição de instrumentos de auxílio.

Fone: AI Airton Artus

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido