Deputado Airton: trabalho e seriedade para ajudar Venâncio a se desenvolver

-

“Prometo manter, defender e cumprir a Constituição Estadual e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense.” Com essas palavras, Airton Artus prestou o Compromisso Constitucional e foi empossado deputado estadual no fim da tarde de terça-feira, 31 de janeiro, quando assumiu, oficialmente, uma das 55 cadeiras do Poder Legislativo gaúcho.

O ato não ocorreu em meio aos holofotes do Plenário 20 de Setembro, que pouco antes sediou a solenidade de posse dos deputados eleitos, mas foi em uma cerimônia restrita, concorrida e, pode-se dizer, exclusiva, que o ex-prefeito da Capital do Chimarrão e primeiro suplente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) recebeu a missão de representar Venâncio Aires e a região dos Vales no Parlamento gaúcho.

A posse foi conduzida pelo novo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB), na Sala da Presidência. Foi neste espaço que Artus protagonizou um dos capítulos mais importantes da história política de Venâncio, cidade da qual foi prefeito por dois mandatos.
Na mesma sala, ele recebeu os aplausos de familiares, amigos e lideranças políticas da Capital do Chimarrão, como o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a vice-prefeita Izaura Landim (MDB), o presidente do PDT Municipal e secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Sidnei Ferreira, o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, e a Procuradora-Geral do Município, Gisele Spies Chitolina.

Artus, que é o primeiro suplente do PDT, vai ocupar a cadeira do deputado estadual eleito Gilmar Sossella, que foi o quarto mais votado da legenda, mas assumiu a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional no governo de Eduardo Leite (PSDB). “Fui coordenador de bancada do PDT na Assembleia por quase dois anos, tempo que eu pude me inteirar dos meandros da Casa, as questões funcionais e também de plenário. Fiquei muito próximo da equipe que trabalha junto na elaboração de projetos e também na revisão e conferência dos projetos dos outros deputados. Eu acho que isso vai facilitar um pouco a minha vida, para eu não perder tempo e focar mais em novos projetos e iniciativas”, disse Artus, em entrevista à Rádio Terra FM.

Segundo o deputado, a plataforma de trabalho no Parlamento gaúcho será baseada em três eixos: setor produtivo, o que inclui agricultura, polo da proteína, polo metalmecânico e a defesa da cadeira produtiva do tabaco; o eixo da infraestrutura, que abrange estradas, tecnologia e inovação; e o terceiro setor é o social, que engloba a educação, saúde, especialmente os hospitais filantrópicos e santas casas. “Uma vez eleito, um parlamentar representa a todos. Quero, com muita seriedade e trabalho, poder ir ao encontro dessa expectativa, dessa confiança e fazer o que for necessário para ajudar o nosso município a se desenvolver. Espero que isso impacte a vida das pessoas, desta e das próximas gerações.”

airton deputado
Posse de airton artus foi conduzida pelo novo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (Foto: Arthur Ghilardi)


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido